segunda-feira, 20 de maio de 2024

Crato restaura relógio histórico da Praça Francisco Sá; entrega será em junho

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informa que o relógio histórico da Praça Francisco Sá, conhecida como Cristo Rei, não foi depredado. Há meses, ele vem sendo completamente restaurado na Oficina do renomado Mestre Geraldo Freire. Atualmente, passa por pintura.

Paralelamente a esse trabalho, estão sendo retirados os quatro mostruários antigos da torre, que serão substituídos por novos, seguindo os modelos originais. Na semana passada, durante essa retirada e devido à fragilidade do material, o vidro de um mostrador foi quebrado. Mas, logo foi levado à Oficina do Mestre Geraldo Freire, em Juazeiro do Norte. O intuito é recuperá-lo para que seja doado ao Museu Histórico do Crato, valorizando o patrimônio histórico da cidade.

A Seinfra ainda informa que a expectativa é de que o relógio volte a funcionar na Praça Cristo Rei no próximo mês, em fase de teste. Uma novidade é que seu maquinário funcionará na parte inferior da torre, facilitando a devida manutenção e sendo mais um atrativo tanto à população cratense quanto aos visitantes, que poderão ver o seu funcionamento de perto.

A restauração está sendo feita pelas mãos do especialista Junú Freire, filho do Mestre Geraldo. Segundo ele, “é um trabalho artístico, técnico e difícil, pois trata-se de restaurar um objeto antigo em funcionamento, o que leva tempo.”

Outros Posts