domingo, 19 de maio de 2024

Crato realiza Circuito de Feiras no Parque de Exposição

O Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa do Crato reuniu mais de 30 agricultores e artesãos do município, movimentando o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, no último fim de semana. No domingo, o encerramento aconteceu ao meio-dia. No sábado, a movimentação se estendeu até a noite. No decorrer de todo o dia, teve muito forró pé de serra, apresentações culturais e o sabor da tapioca e dos beijus temperou o evento, com o funcionamento da Casa de Farinha a todo vapor.

A abertura oficial foi marcada pela música e dança dos Irmãos Aniceto. O tradicional grupo de agricultores chegou a agradecer a São José pelo bom inverno deste ano. Ainda choveu poesia improvisada, ao som de repentes.

O Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa foi o primeiro de 2024. Mais duas edições estão previstas até julho. Graças a parceria da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, com o Instituto Flor do Piqui, vem sendo realizado desde 2022.

De lá pra cá, a família de produtores rurais da Ingrid Muniz nunca deixou de estar presente, porque reconhece que é mais uma oportunidade de geração de renda. As frutas e hortaliças, produzidas nos sítios Bebida Nova e Corujas, são orgânicas. Os produtos, sem agrotóxicos, são carro-chefe das vendas.

“O nosso contato direto com o consumidor possibilita um preço mais acessível. Trouxemos quatro variedades de banana A dúzia está variando entre R$ 4,00 e 8,00”, destacou a jovem agricultora, de 23 anos.

As artesãs Maria do Socorro dos Santos e Santina Agostinho, do bairro Alto da Penha, também têm espaço garantido no Circuito de Feiras. Desta vez, até ampliaram as formas de pagamento, via pix. Tudo para facilitar a comercialização do vasto e primoroso artesanato em barro.

“Essa é a nossa melhor vitrine. Geralmente, saímos com várias encomendas”, afirmaram, com satisfação.

Outros Posts