quarta-feira, 19 de junho de 2024

Crato na Universidade amplia oportunidades para jovens ingressarem no ensino superior

Realizado na manhã desta sexta-feira, 2, solenidade do projeto Crato na Universidade, da Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Esporte e Juventude, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), com o Prevest, desenvolvido por meio da Pró-Reitoria de Extensão. A meta é proporcionar aulas gratuitas aos estudantes, principalmente de escolas públicas, como preparação para o vestibular. A solenidade contou com a presença dos alunos inscritos, que receberam material e uma camisa do curso. As ações estão sendo desenvolvidas por meio da Coordenação de Juventude, de Renan Sales. Já são cerca de 500 alunos beneficiados.

Segundo o Secretário de Esporte e Juventude, Henrily Renner, esse projeto revela acima de tudo o cuidado da gestão municipal não apenas com a educação básica, mas esse momento de transição dos alunos para o ensino universitário. Ele também destacou o papel da URCA no desenvolvimento desse projeto. “Educação é uma ferramenta que transforma a sociedade e nossas vidas”, pontua.

Para o Vice-Prefeito, André Barreto, fortalecer a educação dos estudantes para o ingresso no ensino superior, é muito importante e dá sequência a um trabalho que vem sendo feito na gestão. “O Município tem realizado um esforço grande de fortalecer o ensino fundamental para fazer com que os estudantes tenham um bom desempenho na universidade”, afirma.

Para o Reitor em Exercício da URCA, Carlos Kleber Nascimento Oliveira, a parceria com a universidade, em vários projetos, como esse que é um dos mais bonitos, tem uma grande relevância, por preparar os jovens para o futuro. Ele ressaltou o papel da universidade pública, que recentemente criou o curso de Medicina para a região.

Na ocasião, esteve presente representando a Pró-reitoria de Extensão (Proex), a adjunta Cecília Maria. O programa conta com a coordenação na URCA do Professor Fábio Alexandre, que é um entusiasta do projeto, e conta com uma construção coletiva dos professores da Universidade.

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, disse que o Crato só tem a ganhar com a parceria. “Quando se busca um espaço na universidade, o futuro pode ser melhor, e a principal ferramenta é a educação”, ressalta. Ele ainda acrescentou que esse momento vai definir o futuro de muitos dos estudantes que estão em busca de melhores oportunidades para a vida.

Para a estudante Maria Gabrielly, 18 anos, que pretende cursar Direito, na URCA, o momento tem sido de dedicação. Já são cerca de seis meses nos estudos. “É uma grande oportunidade para a gente conseguir passar na universidade e ter uma carreira. Ter uma formação”, disse.

Outros Posts