sexta-feira, 24 de maio de 2024

Crato leva Projeto + Genética Bovina à Expocrato, com melhoria da raça Girolando

A Prefeitura Municipal do Crato, através do Projeto + Genética Bovina, já realizou 702 inseminações artificiais, com nascimento de 110 bezerros e 200 matrizes prenhas. O trabalho vem sendo realizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto é inédito no município e pioneiro na região do Cariri.

Uma amostra do êxito desse projeto está exposta no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, em frente ao pavilhão 3. São três bezerros da raça Girolando, duas fêmeas e um macho, melhorados geneticamente.

Os animais são de produtores dos distritos de Dom Quintino, Ponta da Serra e Monte Alverne. Têm apenas nove meses. O porte, no entanto, aparenta mais idade. A estimativa é que cada um custe mais de R$ 3 mil.

“A melhoria genética agrega valor ao bovino. Mas, os bezerros não estão à venda. O projeto é voltado à bovinocultura de leite e o objetivo é o aumento da produção. Queremos tornar o Crato uma importante bacia leiteira regional “, destaca o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves,

O prefeito do Crato, Zé Ailton, destaca a importância desse projeto como uma das prioridades do setor agropecuário, que vem sendo incentivado pelo Município, como forma de qualificar o rebanho e possibilitar aos criadores acompanhamento técnico, oportunizando uma transformação futura desse segmento, ampliando a bacia leiteira.

Outros Posts