terça-feira, 18 de junho de 2024

Crato lança Programa de Aração de Terra para a safra 2023

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, lançou nesta segunda-feira, 28, o Programa de Aração de Terras – PROARA, de olho na safra 2023. A expectativa é de que sejam aradas mais de 700 tarefas, beneficiando 400 famílias de pequenos produtores rurais. Para isso, foram investidos cerca de R$155 mil. O lançamento ocorreu nesta segunda-feira, 28, na quadra Bicentenário.

Na ocasião foram iniciados os cadastros dos produtores com a equipe da Secretaria e o trabalho continuará. Os agricultores devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

O vice-Prefeito, André Barreto, garantiu que os tratores já estão a postos para o início dos trabalhos, previsto para a primeira semana de dezembro. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Givaldo Gonçalves, a aração deve começar pelos distritos de Dom Quintino e Monte Alverne.

É lá que o José Batista cultiva milho, amendoim e fava para comercialização. Ele disse que, sem a ação do governo municipal, sua colheita seria comprometida e, consequentemente, a renda da família cairia. “Estão cobrando R$ 220 por hora para arar terras com o uso de tração animal. É muito caro. Não poderia pagar”, ressaltou.

A aração é uma etapa fundamental no processo do plantio, à medida que favorece a oxigenação do solo e potencializa o crescimento saudável das sementes. “Eu vou começar a plantar já nas primeiras chuvas. Confio numa boa safra”, pontuou o agricultor.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará – FETRAECE – participaram do lançamento do PROARA, reforçando a parceria com a gestão municipal em prol do fortalecimento e da ampliação do acesso às políticas públicas de incentivo à produção no campo.

Outros Posts