Os principais municípios da Região Metropolitana do Cariri, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, se mobilizam para campanha do Dia “D” de Vacinação contra a gripe, a ser realizada em âmbito nacional neste sábado (12). As três cidades somam mais de 90 pontos com doses da vacina, além de unidades móveis e postos nas zona-rurais e conjuntos habitacionais mais afastados.
Crato
No Crato, as vacinas estarão disponíveis em 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS), três Unidades de Referência e quatro postos volantes que funcionarão das 8h à 12h, na Praça Siqueira Campos, Mirandão e nos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida I e II.
Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunização de Crato, Danielle de Norões, nas UBS e nas Unidades de Referência, os postos irão funcionar das 8h às 17h, na zona urbana e na zona rural o atendimento será das 8h às 14h. Desde o último dia 23 de abril que a vacina contra Influenza tipo A e B está disponível no Centro de Especialidades do Crato (Posto da Grota), no Centro de Saúde Teodorico Teles, e no PAM (Posto de Assistência Médica).
Juazeiro do Norte
Já em Juazeiro do Norte, serão 33 salas de vacinação em funcionamento, das 8h às 17h, para possibilitar que as pessoas que não conseguem ter acesso ao serviço durante a semana também possam se vacinar. Para os moradores do “Minha Casa, Minha Vida” dos Conjuntos Tenente Coelho I, II, III e IV, no bairro Aeroporto, o Dia “D” de vacinação acontecerá no dia 16 de maio. Confira todos os locais disponíveis para vacinação:
[table id=13 /]
Barbalha
Em Barbalha, a coordenadora de imunização, Adriana Rocha, afirmou que a campanha de vacinação ocorre em hospitais da cidade e postos de saúde, além de contar com postos de cinco unidades, que estarão abertas neste sábado (12), também das 8h às 17h. São estas as unidades do Centro de Saúde Materno Infantil, Cirolândia, Malvinas, Estrela e Caldas.
A campanha de vacinação contra a gripe está em andamento desde 23 de abril e se estenderá até o dia 1º de junho. As doses da vacina estão sendo enviadas por cotas, pelo Ministério da Saúde aos estados, que posteriormente distribuem aos municípios.
A vacina é voltada para um grupo prioritário, formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses até menores de cinco anos, profissionais de saúde, professores das redes públicas e privadas, gestantes, mães até 45 dias no pós-parto e portadores de condições especiais. Portadores de doenças crônicas precisam apresentar prescrição médica para receber a dose.
Risco de escassez de vacinas para o dia “D”
Na lista do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), o Estado do Ceará atingiu 39,45% de vacinação contra H1N1 do grupo prioritário – crianças, trabalhador da Saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores do Ensino Básico e Superior. O município com maior índice de vacinação é Mauriti, com 60,65%. Já os menores são Croatá (9,55%) e Poranga (9,58%), ambos no Noroeste do Estado. Essa alta procura pela imunização preocupa as autoridades da Saúde no Interior em relação à realização do dia “D” de vacinação, no sábado (12).
Na maioria dos municípios do Centro-Sul do Ceará, há escassez de doses da vacina contra a influenza nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O motivo, segundo os coordenadores locais de Imunização, deve-se ao aumento da demanda neste ano, e o repasse parcelado em sete vezes do envio de doses pela Secretaria da Saúde do Estado (SESA).
Em Cedro, a imunização já atingiu 28,77% da meta do público alvo. “Somente alguns postos têm vacina”, revelou a coordenadora de Imunização do Município, Mirella Maciel. “Estamos esperando o terceiro lote de um total de sete”, explicou. Os coordenadores de vacinação temem a falta de doses para o Dia D, previsto para o próximo sábado (12). “Se não vier um novo lote, em quantidade suficiente, não vejo sentido aderir a essa mobilização”, ponderou Mirella.
Cariri
Em Juazeiro do Norte, maior município do interior do Estado, atingiu 32,41% do grupo prioritário. A meta da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar 54 mil deste grupo, número acima de 90%. No entanto, a maioria dos postos está desabastecida, pois a procura tem sido grande. Seis lotes são esperados até esta sexta (11).
“Até o dia D, esperamos receber um quantitativo bem superior do que recebemos, que foi de 4 mil doses, para ter a condição de fazer essa logística e ter vacinas suficientes. A procura está sendo grande”, afirmou a diretora de Imunização do Município, Márcia Rejane Rodrigues.
Já no Crato, a Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou uma campanha de vacinação voltada aos servidores da instituição, na última terça-feira (8). Ao todo, foram imunizadas 70 pessoas, destas, 50 contra a Influenza. A vacinação, realizada no Ginásio Poliesportivo, foi coordenada pelo Núcleo Interdisciplinar de Apoio ao Servidor (Nias) e imunizou professores e funcionários de diversos setores da Instituição.