domingo, 26 de maio de 2024

Crato inicia aplicação de dose de reforço bivalente nesta segunda (27)

O município do Crato inicia, nesta segunda-feira, 27, a aplicação da dose de reforço bivalente contra a Covid-19, atendendo aos idosos a partir de 80 anos e pacientes imunocomprometidos. A vacinação acontecerá em Unidades Básicas de Saúde, das 9h às 11h, e no Centro de Vacinação, das 9h às 11h30 e 13h30 às 16h30. Também integram a primeira fase da campanha: indígenas, quilombolas e ribeirinhos, além de residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência.

A vacinação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde Baixio das Palmeiras, Caic, Cemic, Dom Quintino, Fábio Pinheiro, Malhada, Muriti I, N. Sra. de Fátima I/II, Ponta da Serra II/IV, Recreio, Santa Fé, Sinobilina Peixoto, Tarciso Pinheiro, Vila Alta, Vila Lobo, Vila Padre Cícero, Vila São Bento e Vila São Francisco.

A secretária de Saúde cratense, Marina Feitosa, explica que a vacinação seguirá progressivamente à medida que os imunizantes forem disponibilizados ao município, seguindo a ordem das prioridades. “Iniciaremos a vacinação dos povos indígenas e também os idosos e trabalhadores das ILPs, além dos idosos a partir de 70 anos acamados. A vacinação para imunocomprometidos e outros idosos de 70 anos e mais, será realizada no Centro de Vacinação e em unidades de saúde conforme divulgação”, comenta.

Quem pode receber

Para receber o reforço bivalente é preciso ter completado, pelo menos, o esquema primário de vacinação com as doses monovalentes (D1+D2), e respeitar o intervalo de 4 meses quatro meses da última aplicação.

Para a vacinação, também é necessário apresentar documento que comprove o pertencimento aos grupos prioritários. Para a população imunocomprometida, por exemplo, é necessário apresentar um atestado ou laudo. A SMS disponibiliza modelo no link https://bit.ly/vacina-bivalente.

Para cada fase e público, o município divulgará amplamente a estratégia adotada para a vacinação: com os locais e os respectivos horários.

Importância do reforço

O reforço bivalente Pfizer/Comirnaty contém uma mistura de cepas do coronavírus – a original e as subvariantes da Ômicron BA.4 e BA.5, e integra a segunda geração de vacinas contra a doença.

Outros Posts