segunda-feira, 17 de junho de 2024

Crato inicia aplicação da vacina Covid-19 atualizada para a variante XBB

O combate à Covid-19 está sendo realizado com a oferta de uma nova vacina, que previne contra subvariante ômicron XBB 1.5 do vírus SARS-CoV-2. A Secretaria de Saúde do Crato já iniciou a aplicação, conforme cronograma pré-estabelecido, e atendendo aos públicos prioritários de acordo com o Ministério da Saúde.

O cronograma de vacinação contra a Covid-19 segue nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades do Crato (para as crianças). Confira e compareça ao local indicado para garantir sua proteção. Nas UBS, o atendimento ocorrerá de 8h às 11h e de 13h às 16h (zona urbana) e de 8h às 13h30 (zona rural).

A nova vacina é destinada às crianças de 6 meses a 4 anos de idade (uma dose da vacina XBB e/ou completar seu esquema vacinal); e pessoas a partir de 5 anos integrantes dos grupos prioritários (uma dose da vacina XBB, a depender de sua histórico vacinal). A orientação é que a população procure sua Unidade Básica de Saúde para mais informações e para receber seu imunizante.

No Centro de Especialidades do Crato, de terça a sexta-feira, das 13h30 às 16h, serão atendidas crianças de 6 meses a 4 anos de idade. Nas Unidades Básicas de Saúde, a vacina monovalente XBB estará disponível para crianças de 6 meses a 4 anos de idade e pessoas a partir de 5 anos integrantes dos grupos prioritários, seguindo o cronograma abaixo:

– Segunda-feira: Alcides Peixoto, Baixio das Palmeiras, CAIC, Centro de Nutrição, Edite Mariano, Fábio Pinheiro, Muriti II, N. Sra. de Fátima, Recreio, Romualdo (Ponto de Apoio) e Vila São Francisco.

– Terça-feira: Amélia Pinheiro, CEMIC, Malhada, Muriti I, Muriti III, Palmeiral, Pantanal, Ponta da Serra (Sede), Santa Fé, Santa Rosa, São Miguel, Vila Alta e Vila Lobo.

– Quarta-feira: Amélia Pinheiro, Belmonte, CEMIC, COHAB, Dom Quintino, Fábio Pinheiro, Guaribas, Grangeiro II, Monte Alverne, Muriti I, Palmeiral, Santa Rosa, Sinobilina Peixoto, Vila Alta e Vila Padre Cícero.

– Quinta-feira: Belmonte, Dom Quintino, Guaribas, Malhada, Monte Alverne, Muriti II, N. Sra. de Fátima, Pantanal, Recreio, Riacho Vermelho, Santa Fé, São Miguel, Sinobilina Peixoto, Vila Lobo e Vila São Bento.

– Sexta-Feira: Alcides Peixoto, Baixio das Palmeiras, CAIC, Centro de Nutrição, COHAB, Edite Mariano, Grangeiro II, Muriti III, Ponta da Serra (Sede), Riacho Vermelho, Romualdo (Ponto de Apoio), Vila Padre Cícero, Vila São Bento e Vila São Francisco.

Informações da XBB

De acordo com o Ministério da Saúde, o perfil de segurança da vacina Covid-19 monovalente XBB é conhecido devido ao amplo uso em outros países, sendo semelhante ao das versões bivalentes, com a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB.1.5. E enfatiza, ainda, que as vacinas disponíveis nos postos de vacinação continuam efetivas contra as variantes em circulação no país. O esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço, quando recomendado, é essencial para evitar formas graves e óbitos pela doença.

Outros Posts