terça-feira, 16 de abril de 2024

Crato ganha reforço para a coleta de lâmpadas

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Crato recebeu, na última semana, em parceria com Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus), um reforço para a destinação correta de lâmpadas: um coletor de recebimento de lâmpadas fluorescentes, compactas e tubulares.

O novo PEV (Ponto de Entrega Voluntária) está instalado no hall de entrada da SEMMA e atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos, definida pela Lei 12.305/2010. Por conterem mercúrio em sua composição, as lâmpadas fluorescentes precisam ser descartadas em coletores especiais.

A Reciclus é a gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no país e, por meio de parceria com a SEMMA Crato, a partir de agora disponibilizará o coletor de lâmpadas, servindo como ponto de coleta para o recebimento e destinação correta deste resíduo tão nocivo ao meio ambiente e à saúde.

Conforme explica o secretário adjunto, Stephenson Ramalho, “essas lâmpadas não podem ser descartadas em qualquer tipo de lixo. Já tínhamos um coletor aqui na secretária, e com esse novo, que é maior, será ainda melhor para que cidadão cratense venha descartar suas lâmpadas de forma correta. É importante saber que elas contêm mercúrio em sua composição, e outras substâncias nocivas à saúde e à natureza. E não podem ser descartadas no lixo comum, pois poluem o meio ambiente”.

A SEMMA informa que, quando o coletor atingir a capacidade completa, a Reciclus será acionada para que as lâmpadas sejam encaminhadas para sua destinação final ambientalmente adequada. Esse é o processo da logística reversa. Para isso, os produtos devem ser entregues inteiros.

Conforme descreve a Reciclus, em seu site institucional, “mais de 90% dos componentes são reaproveitados na indústria em novos produtos. Com isso, evitamos a extração de recursos naturais e protegemos o nosso planeta”.

Outros Posts