A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do município do Crato foi contemplada com um aporte adicional de R$ 45 mil reais, que podem ser executados nos meses de junho e julho, na compra dos produtos da agricultura familiar, para que sejam doados a entidades sócio-assistenciais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A entrega dos alimentos aconteceu na manhã da última terça-feira (12), na sede da secretaria no Centro Administrativo Municipal, aos beneficiados do PAA, que receberam produtos como hortifrúti, carnes suínas e aves, bolos, ovos, dentre outros.
Segunda a Coordenadora do PAA no Crato, Jessika Tayane, a novidade é que com esse aporte serão inseridos goma e farinha aos alimentos distribuídos do programa, produzidos na casa de farinha da Malhada.
A agricultora Cícera Edna, que produz bolos, doces e bananas da comunidade Corujas, é uma das fornecedoras que está desde o início do programa, e comemora o sucesso do projeto em Crato.
Segundo ela, a garantia da venda dos produtos é uma segurança para o agricultor, além de poder contar com a participação na feira da agricultura familiar. “A feira fez uma grande diferença na nossa renda, pois oferecemos produtos produzidos diretamente da roça, livre do atravessador e oferecemos um produto de preço acessível e de qualidade”, comenta.
O Presidente do Projeto Nova Vida, Ermano José, ressalta a importância da parceria das instituições beneficiadas com o programa de aquisição de alimentos. “O programa é determinante para o bom desempenho do projeto, pois o alimento é condição básica para o ser humano, por isso se faz tão importante. Atendemos 200 crianças da educação infantil, além das crianças e adolescentes que fazem parte das oficinas, como artesanato, dança, capoeira, música e a aquisição dos produtos deu salto grande no rendimento dos alunos”, justifica.
A feira da agricultura familiar acontece todo sábado pela manhã, na Praça Alexandre Arraes; às quartas-feiras a noite, na Encosta do Seminário; e nas quintas-feiras, à noite, no bairro Vila Alta.