segunda-feira, 27 de maio de 2024

Crato é Nota Ouro em Transparência Pública do Brasil

O Município do Crato está no seleto grupo de cidades com Nota Ouro em Transparência Pública do Brasil. O resultado é indicado através do Radar Nacional da Transparência Pública, portal na internet que divulga os índices de transparência de cerca de oito mil instituições do país. Os dados foram coletados pelos Tribunais de Contas de cada Estado do país, com o apoio dos controladores internos, entre maio e novembro de 2022.

O Radar Nacional da Transparência Pública “trata-se de uma plataforma interativa que permite filtrar e cruzar dados. É possível acessar os critérios de transparência atendidos em cada site institucional, como, por exemplo, se há a divulgação de dados de receita, despesa e folha de pagamento”, explica Raphael Batista, assessor da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município.

Saiba mais

O Radar Nacional nasceu a partir de uma colaboração da Atricon, dos Tribunais de Contas brasileiros, com apoio do Instituto Rui Barbosa, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios e do Conselho Nacional de Controle Interno.

“Esse resultado é sinônimo de empenho e dedicação de todos os técnicos das diversas secretarias, que compreenderam a recomendação da Controladoria e Ouvidoria Geral, para alinharem os seus setores com a publicidade adequada das informações do Executivo em nosso Site Institucional”, ressaltou a Controladora e Ouvidora Geral Adjunta do Crato, Valcicleia Nunes Ferreira Feitosa.

O Prefeito Zé Ailton lembra que o Município do Crato é agraciado pela segunda vez nesta evolução em políticas públicas de Transparência. Na outra avaliação feita pela CGU, ficamos em 4° lugar no Estado do Ceará, após apenas 3 anos do início da gestão anterior, em que saíamos de nota zero para 8,41″, completa.

Outros Posts