A Prefeitura de Crato divulgou nesta quarta-feira (9), uma nota esclarecendo acerca da apreensão de bens de uma família de vendedores ambulantes, ocorrida na manhã de hoje pela Guarda Civil Municipal. A situação gerou tumulto na região do centro da cidade, o que culminou em agressões verbais e físicas, com voz de prisão decretada pelos policiais aos envolvidos.
Em nota, a prefeitura esclareceu que a apreensão foi realizada de acordo com as diretrizes da Lei nº 2.280/2005, e que proíbe comércio irregular nas ruas, visto que há um acordo para acolhimento dos ambulantes em espaço apropriado na Praça da Prefeitura. O documento informa ainda que esta família de comerciantes recebeu do equipamento público barracas e total estrutura, mas mesmo assim permaneceram mantendo o comércio irregular, tendo então que efetuar medidas cabíveis de retenção.
No vídeo divulgado nesta quarta, mostra uma revolta entre os ambulantes e os agentes da Guarda Civil, onde foram registradas agressões físicas e desacato a autoridade. A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SMADT), informaram que em nenhum momento houve revide dos agentes aos ambulantes, utilizando-se de “meios necessários visando imobilização dos envolvidos com a posterior condução dos mesmos a Delegacia Regional de Policia Civil do Crato”, conforme a nota.