A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza neste sábado, 6 de setembro, a partir das 8h, o tradicional Desfile Cívico em alusão ao Dia da Independência do Brasil. O evento, que já faz parte do calendário cultural e escolar da cidade, contará com a participação de escolas da rede pública e particular, além de diversas entidades representativas do município.
De acordo com a secretária de Educação, Neyla Brito, a decisão de antecipar o desfile para o dia 6 foi tomada em comum acordo com as instituições participantes. “Este ano, o desfile acontece no sábado, dia 6, para facilitar a participação de todos. Foi uma escolha conjunta, visando a organização e o melhor aproveitamento do evento pela comunidade escolar e pela população cratense”, destacou a secretária.
O Demutran também estará atuando no apoio ao desfile, realizando a interdição de vias do percurso. Entre as ruas que estarão bloqueadas estão: Dr. João Pessoa, Bárbara de Alencar, Tristão Gonçalves, Senador Pompeu, Miguel Limaverde e Praça da Sé.
Entre as instituições participantes estão: Escola Padre Frederico Nierhoff; Escola José Rosa; CEJA Gilberto Pereira da Cunha; Escola Sônia Callou; Fanfarra Gonzaga Mota; CEL Filemon Fernandes Teles; Colégio Municipal; Escola Professor José do Vale; Escola Aldegundes Gomes de Matos; Escola Professora Pureza Teles; Escola Aderson da Franca; Escola Paulo Limaverde; Escola Melvin Jones; Escola 18 de Maio; Escola Antônio Antuérpio; Escola Professor Álvaro Madeira; Escola São Francisco; Escola Estado da Paraíba; Liceu Diocesano de Artes e Ofícios; Escola Raimundo Nonato de Souza; Escola Dom Vicente de Araújo Matos; Escola Maria Yara de Brito – CAIC; Escola Juvêncio Barreto; Colégio Externato 5 de Julho; Colégio Academia de Ensino; Colégio Positivo; Escola Wilson Gonçalves; Instituto Cultural do Cariri – ICC; e o Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Crato.
Além das escolas, também participam do desfile o Tiro de Guerra, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Maçonaria e o tradicional Grito dos Excluídos, fortalecendo ainda mais o caráter cívico, social e plural do evento.
O Desfile Cívico é um momento de celebração da história, do patriotismo e do compromisso com a educação, reunindo estudantes, professores e a comunidade em geral em torno de um ato de cidadania e respeito aos símbolos nacionais.