terça-feira, 21 de maio de 2024

Crato, através do Turismo, realizou receptivo aos romeiros

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, está com uma equipe nas ruas, nos principais pontos de recepção aos romeiros do Padre Cícero, Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora de Fátima, neste dia de devoção à Mãe das Candeias, 2 de fevereiro, que concentra a maior parte dos romeiros em Juazeiro do Norte. Milhares de devotos se deslocam para o Crato, para visitar pontos importantes, como o monumento à Virgem de Fátima, além da Sé Catedral, igreja onde houve a primeira celebração do Padre Cícero e onde o sacerdote foi batizado.

Segundo o secretário da pasta, Ary Filho, esse trabalho tem se intensificado a cada ano, mobilizando outras secretarias, como Segurança, com a Guarda Civil Metropolitana e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), e a Guarda Municipal, além da Saúde e Desenvolvimento Social, para oferecer melhor atendimento e orientação aos romeiros. Na oportunidade, os visitantes também recebem fitinhas de Nossa Senhora de Fátima, além de orientações de como se conduzirem na cidade, e informações importantes relacionadas ao Padre Cícero e a trajetória do sacerdote no Município.

O Secretário de Turismo ainda afirma que esse trabalho tem sido cada vez mais permanente, mesmo em períodos que não ocorram as grandes romarias, já que praticamente todos os dias o Crato tem recebido romeiros de várias partes do Nordeste e do Brasil, com o fortalecimento do setor, principalmente ao monumento de Nossa Senhora de Fátima e também na Sé Catedral, onde é contada e vivenciada parte da história do Padre Cícero, e inclusive na igreja pode ser encontrada a Pia Batismal onde ele teve as bênçãos do batismo, na cidade em que nasceu e residiu com a sua família.

Ary Filho destaca toda a preocupação voltada para os romeiros e os trabalhos realizados, com a orientação do Prefeito Zé Ailton, para melhor receber os visitantes. Ele afirma que está sendo realizado todo um levantamento da origem do turista, para um mapeamento. “Recebemos visitantes do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Alagoas e esse é um momento importante não apenas para o Município do Crato, mas para toda a região do Cariri”, diz.

O secretário ainda afirma que o trabalho é feito de forma integrada com outros municípios e destaca que vem sendo desenvolvidas várias ações, para transformar o Crato numa cidade turística integrada a outras cidades da região.

Outros Posts