Com a aproximação das festas juninas, é comum aumentar a procura por fogos de artifício, bombas, chuvinhas, e outros produtos que utilizam a polvora, além das tradicionais fogueiras. Em alerta a população, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), orienta sobre os cuidados em ocorrências de queimaduras.
As orientações também valem para aqueles que trabalham com altas temperaturas, ou que venham a sofrer queimaduras, sejam elas através do fogo ou a muito tempo em exposição a luz solar. As lesões ocasionadas por queimaduras são classificadas em primeiro, segundo, terceiro e quarto graus, de acordo com a gravidade, da condição mais leve até a mais grave. O Corpo de Bombeiros alerta que, para cada tipo de queimadura, há uma orientação para cuidados específicos a serem tomados.
Queimaduras de primeiro grau
As queimaduras de primeiro grau são lesões mais leves, superficiais, que afetam apenas a parte mais externa da pele, também chamada epiderme, que costuma apresentar apenas vermelhidão. O CBMCE orienta que em casos desse tipo, a pessoa lesionada apenas molhe o local da queimadura com água corrente por aproximadamente cinco minutos, evitando a utilização de outros produtos.
Queimaduras de segundo grau
Já as queimaduras de segundo grau, afetam as duas camadas mais superficiais da pele, a epiderme e a derme, geralmente com o surgimento de bolhas. Nesses casos, o Corpo de Bombeiros orienta banhar a queimadura em água corrente por cerca de 15 minutos, manter o local limpo e com uma gaze, de modo a evitar infecções. Importante ressaltar que o uso de cremes antibióticos e/ou analgésicos em casos desse tipo deve ocorrer apenas sob orientação médica.
Queimaduras de terceiro grau
Geralmente as queimaduras de terceiro grau alcançam a camada de gordura abaixo da pele, ocasionando escurecimento da região. A parte da queimadura pode apresentar ainda dormência.
Queimaduras de quarto grau
O nível mais grave de uma queimadura, que pode se estender também por tendões e ossos. Necessário destacar, nesse caso, que a pessoa deve procurar atendimento médico o mais rápido possível, devido à gravidade da queimadura. Dependendo da região e da proporção das lesões, esse tipo de queimadura pode causar inclusive morte.