No período de 22 a 26 de agosto acontecerá, a I Mostra do Brincar, na Comunidade do Gesso, no Crato. Diversas instituições do Cariri estão mobilizadas para transformar o lugar, durante cinco dias, num espaço para brincadeiras e jogos populares. O evento tem o objetivo de refletir sobre a cultura lúdica e a ocupação criativa da cidade, além da realização de uma série de atividades numa troca de saberes populares e científicos.
A Mostra será composta por oficinas, maratonas de brincadeiras coordenadas pelas crianças, apresentações de grupos artísticos, feira de sustentabilidade, exibições de filmes, rodas de poesias, intervenções urbanas e o passeio ciclístico munganga.
Para a narradora e educadora Elisabete Pacheco, que integra o Coletivo Camaradas, a Mostra do Brincar possibilitará a desaceleração da vida e criará possibilidades de partilha, união e trocas afetivas. “O Coletivo faz isso o tempo inteiro, brinca com as palavras nas rodas de poesia, brinca nos muros com os grafites e as crianças estão sempre ocupando as ruas com as suas brincadeiras”, destaca Elisabete.
A pedagoga Evecris Keylla, que coordena a Brinquedoteca Popular do Coletivo Camaradas, destaca que esse evento é uma forma de juntar o velho e o novo resgatando as brincadeiras antigas e descobrindo novas formas de brincar. “A Mostra tem a importância de contribuir para a construção dos indivíduos”, ressalta.
O evento é uma idealização do Coletivo Camaradas e conta com a parceria do Projeto Nova Vida, SCAN, SOAFAMC, Museu e Escolas de Artes (MEARC), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Prefeitura Municipal do Crato, Narradores do Cariri, SAAEC, Aldeias, Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (ITEPS), Mistério da Cultura e escolas do Território Criativo do Gesso.