Nesta quarta-feira (27), a seleção brasileira enfrenta a Sérvia na última e decisiva rodada da primeira fase da Copa do Mundo, na Rússia. O jogo, que começa às 15 horas, já está movimentando torcedores em todo o país e não seria diferente no Cariri, várias pessoas estão no comércio em busca de artigos do Brasil.
Em Juazeiro do Norte, as lojas da Rua São Pedro estão enfeitadas com camisas, bandeiras e as famosas vuvuzelas. A circulação de pessoas é intensa e a principal busca é pela camisa com as cores da seleção brasileira.
Uma cliente, que circulava pelas ruas em busca de enfeites nas cores verde e amarelo, afirmou que está animada para o jogo desta quarta. “Vim hoje comprar alguns enfeites para colocar na minha casa. Vou curtir o jogo com a família e estou animada para ver a seleção jogar mais tarde, por isso vim escolher logo, pois não tive como fazer isso no último jogo. Já garanti a camisa de todos”, conta.
A venda de artigos para a Copa ainda é um grande dilema, visto a falta de ânimo da população brasileira nesta edição do mundial. Ainda que com grande procura nesta época por camisas e bandeiras do Brasil, algumas lojas não consideram um período tão favorável para oferta de tais artigos. Apesar disso, um contraponto é que as lojas, em dia de jogo da seleção, registram boas vendas.
“A loja aqui no centro tem uma grande oferta desses artigos [da Copa], mas mesmo assim esse ano a gente só colocou tudo na frente porque o pessoal entra mais em busca de outros produtos do que de fato em comprar bandeira ou outras coisas para o jogo”, afirmou a gerente de uma grande loja de artigos para o lar. Ainda segundo a gerente, as vendas não se comparam com a da última Copa, em 2014 no Brasil, pois afirma ela estarmos em um momento diferente, mesmo que a torcida seja para que o país vença o mundial.
Outra comerciante afirma que vê o comércio mais aquecido, devido as festividades juninas e principalmente nos dias em que o Brasil entra em campo na Copa do Mundo. “Quando é ano de copa não tem erro, tudo entra no clima. Até o São João tem quadrilha que fala de Copa e o pessoal roda por aqui buscando vestir a camisa”, afirmou a vendedora de uma das lojas do centro da cidade.
Funcionamento
De acordo com os comerciantes, foi acordado entre o Sindicato dos Comerciários de Juazeiro do Norte (SECJN) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), que fica a cargo do empresário estabelecer os horários de funcionamento de seu comércio. A decisão da maioria dos lojistas para hoje foi permanecerem abertos até às 14 horas, sem reabertura após o jogo.
“A maioria das lojas do centro entraram nesse acordo, só algumas poucas que vão fechar de meio dia e algumas farmácias que irão abrir depois do jogo”, conta a vendedora Maria Conceição, que trabalha em uma loja de confecções próxima ao Mercado Central.