domingo, 25 de fevereiro de 2024

Comares realiza leilão de serviços públicos de manejo dos resíduos sólidos no Cariri na B3 e empresa Aegea é a vencedora

Foi realizado em São Paulo, de leilão histórico na Bolsa de Valores, B3, para a Concessão de serviços públicos de manejo dos resíduos sólidos do Comares (CE), que ficará a cargo da empresa Aegea, vencedora do leilão. O gestor cratense é o atual presidente do Consórcio, que inclui o Crato como uma das cidades a serem beneficiadas com a nova modalidade de gerência e destinação dos resíduos sólidos. O leilão aconteceu na última quinta-feira (15).

Os municípios que fazem parte do consórcio são: Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O prazo de concessão será de 30 anos e beneficiará mais de 350 mil pessoas, com valor aproximado de mais R$ 810 milhões em investimento. O leilão teve como critério o menor valor das tarifas, obtido pela oferta do multiplicador K, a ser aplicado à estrutura tarifária.

Estiveram presentes oito prefeitos e representantes das cidades que passam a ser também beneficiadas com a concessão pioneira. Este será o segundo projeto de consórcio em resíduos sólidos do Brasil, se tornando pioneiro no Nordeste. O primeiro é em Minas Gerais.

A conquista representa uma luta de quase duas décadas para as cidades do Cariri e que avançou apenas nos últimos anos, vindo a culminar com o processo de capacitação, que ocorreu recentemente na França, sendo o consórcio do Cariri um dos convidados a participar da comitiva à Europa, e o leilão. A experiência garante uma visão mais abrangente e moderna do processamento dos resíduos em suas diversas etapas, além do gerenciamento.

O projeto, que foi estruturado pela CAIXA, com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parceria Público-Privada – PPP (FEP CAIXA), prevê a implantação, operação e manutenção da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), das Estações de Transferência de Resíduos (ETRs), de nove galpões de triagem manual de materiais recicláveis e de outras nove unidades de tratamento de resíduos orgânicos nas Centrais Municipais de Resíduos (CMR).

Recentemente esteve em Crato uma equipe da Expertise France, para a realização de capacitação do Consórcio Comares, numa parceria do Consórcio com a Agência Francesa de Desenvolvimento, intermediada pelo Ministério da Economia da França, visando a futura governança do consórcio.

Outros Posts