quarta-feira, 19 de junho de 2024

Com Mestre Dodô e Reisado São Francisco, Jornada de Reis reforça tradições culturais no Cariri

Ação do projeto Sesc Cultura de Raiz, a Jornada de Reis acontece em Juazeiro do Norte nesta quarta-feira (19), com a participação de Mestre Dodô e seu Reisado São Francisco. O evento, pensado para reforçar as tradições da cultura popular do Cariri, tem início a partir das 18h, no Terreiro da Mestra Margarida, na unidade Sesc Juazeiro.

A proposta do Projeto consiste em apresentar o Reisado Caririense por intermédio de uma apresentação repleta de arte, história e religiosidade, proporcionando ao público uma experiência única e emocionante, uma viagem no tempo enquanto conecta-se com a tradição. São trajes típicos e coreografias (trupés) elaboradas, acompanhadas de música (as chamadas peças), dança e teatro popular, tendo cada cena (composta por embaixadas e comédias) cuidadosamente planejada para transmitir a história e os costumes da cultura nordestina.

Durante a apresentação, é possível presenciar, em sequência, movimentos como a chegada do grupo, a abertura de porta, além de diversas peças de divino, entre meio, jogo de espada e embaixadas.

Projeto

O Sesc Cultura de Raiz é um projeto que visa proporcionar espaços para divulgação dos grupos de tradição, com destaque para os ciclos natalinos, juninos e folclóricos. As ações se realizam por meio de apresentações, oficinas e conversas com mestres, buscando valorizar nossa ancestralidade em vários pontos do Estado. Além disso, mais
especificamente na região do Cariri, o Sesc oferece um roteiro de apresentações culturais para agraciar o turismo religioso em época de romaria.

Mestre Dodô

Formado no ano de 2001, em Juazeiro do Norte, o Reisado São Francisco é conhecido por seu caráter singular, contando com maracas e violão no arranjo das peças – uma peculiaridade que Mestre Dodô herdou de seu tio, Mestre José Matias, dos antigos Reisados do Cipó e Franciscanos.

Outros Posts