Em amistoso preparatório visando a Copa do Mundo, a seleção brasileira venceu o Japão por 1 a 0 na manhã desta segunda-feira (6). O gol foi marcado por Neymar em cobrança de pênalti sofrido por Richarlison. Neymar já havia marcado dois gols, também de pênalti, no amistoso contra a Coréia do Sul na última quinta-feira (2), e sai como artilheiro da seleção nessa rodada de amistosos.
Tentando dar maior sequência ao time base, o técnico Tite promoveu poucas mudanças em relação ao time que havia começado o jogo contra a Coréia do Sul: Alisson, Éder Militão, Guilherme Arana e Vini Jr. ganharam oportunidades. No decorrer do jogo, mais alterações, mas sem mudar muito a forma de jogar; a única maior mudança foi a improvisação de Militão na lateral-direita quando Daniel Alves foi substituído por Thiago Silva.
A seleção brasileira dominou o jogo. Com uma zaga segura, Alisson praticamente não trabalhou; o Japão saía tocando bem a bola, mas tinha dificuldade em chegar à meta do arqueiro brasileiro. Já o Brasil, com um ataque de bastante mobilidade e habilidade formado por Raphinha, Vini Jr. e Neymar conseguia trocar bons passes e criar algumas jogadas de perigo, mas hora não finalizava, hora pecava na finalização.
Por fim, aos 30 minutos do segundo tempo, após pela troca de passes, Richarlison sofreu pênalti na disputa pelo rebote. Neymar foi para a cobrança e, com categoria, deslocou o goleiro japonês para decretar a vitória. Este foi 48º jogo da seleção neste ciclo de Copa do Mundo do Catar; o 32º sem levar gol. Uma marca bastante expressiva. Agora resta só mais uma data Fifa, com dois jogos, para Tite e sua comissão técnica definirem quem serão os 23 convocados para a Copa do Mundo.