Com o estoque muito baixo, o banco de leite do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), em Barbalha, pede a doação do alimento. Qualquer mãe saudável pode doar o seu excedente ao banco, que atende bebês que nascem prematuros ou com baixo peso.
Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano do HMSVP, Nadja Menezes, na última semana o estoque chegou a zerar. E ela explica que quando ocorre a arrecadação, o leite ainda precisa ser tratado e pasteurizado para repassá-lo para algum bebê que necessite. “O correto sempre é ter um estoque de segurança, para consumo de mais ou menos um mês”, afirma.
Mesmo com o Agosto Dourado, campanha que busca sensibilizar a sociedade para o aleitamento materno e doação para garantir o alimento dos recém nascidos, o volume de leite coletado começou a diminuir em setembro.
Conforme a coordenadora, a média recebida era de 60 a 70 litros de leite por mês, e no último período a unidade conseguiu menos de 50, quando o ideal seria ao menos 80 litros para atender a demanda mensal. Cerca de 30 bebês são beneficiados com o leite doado.
Como doar


Qualquer mãe, saudável, que esteja amamentando e tenha leite em excesso pode ser uma doadora. Basta entrar em contato com a unidade, através do telefone (88) 3532-7100, para a realização do cadastro. A mãe começa a ordenhar e armazenar o leite em casa, em um frasco de vidro com tampa plástica e o acondiciona no congelador. A medida que ela ordenha novamente ela vai acrescentando por cima do leite que já está congelado.
Uma vez por semana, uma profissional do Banco de Leite Humano de Barbalha passa na casa da doadora para buscar o leite coletado e deixar novos frascos vazios. A coleta domiciliar é feita nos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha.