Com arquibancadas lotadas, a seleção feminina de handebol venceu a disputa mais importante do Brasil neste Pan de Lima até o momento. Foi em Videna, na capital peruana, que veio a vitória sobre a rival Argentina. Este é o sexto título consecutivo nos Jogos, e garantiu uma vaga para a Olimpíada de Tóquio 2020. No time, uma cearense, Elaine Gomes, ganhando o segundo título com a seleção.
Desde 1995, a seleção feminina não perde um jogo de handebol no Pan: já são 35 partidas invictas. Apesar disso, o jogo começou mal para as brasileiras, que perderam durante os primeiros trinta minutos para as argentinas. Com dois gols de Larissa, um em uma roubada de bola no meio do campo e outro em contra-ataque, o Brasil conseguiu terminar o primeiro tempo empatado com a Argentina: 12 a 12.
A reviravolta veio no segundo tempo, a partir dos dois minutos, quando veio o gol de Patrícia, acertando o 14 a 13 para o Brasil. Daí pra frente foi só alegria, encerrando a partida no 30 a 21. Das últimas cinco finais em Pan, quatro foram contra a Argentina, e o Brasil ganhou todas.