Nesta segunda-feira (18), foi criado o Núcleo sobre direito à cidade pelo Coletivo Camaradas. Composto de arquitetos, urbanistas, geógrafos e pessoas interessadas na discussão sobre a cidade, a ideia do núcleo é servir como apoio para os movimentos comunitários, no sentido de refletir sobre questões urbanas e de infraestrutura e pensar alternativas arquitetônicas e urbanísticas, a partir do olhar das comunidades.
Para a arquiteta Flavia Alves, é imprescindível discutir com os movimentos sociais a questão sobre o Direito à Cidade. Ela destaca que a população precisa se reconhecer na cidade e que a informação é um dos caminhos.
Ráyra Félix destaca que a cidade impacta diretamente na vida da população. A arquiteta enfatiza que existe a necessidade de trazer as questões do planejamento urbano para o cotidiano das lutas sociais.
Para a urbanista Wennyta Pinheiro, esse núcleo proporcionará entender a importância da construção coletiva do espaço urbano. “Queremos trabalhar a educação de base sobre a cidade”, disse.
Uma das ações desenvolvidas pelo núcleo serão os passeios fotográficos no Território Criativo do Gesso, em que serão abordadas questões sobre mobilidade urbana, acessibilidade, infraestrutura, espaços de lazer etc. O Passeio Fotográfico acontecerá no dia 14 de maio.