A partir desta quarta-feira (20), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) disponibiliza gratuitamente a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a todos os condutores habilitados que tiverem interesse em utilizá-la, no seu smartphone.
O documento no celular poderá ser apresentado aos agentes de trânsito no lugar da CNH tradicional, de papel, que permanece sendo emitida e válida. A versão digital também terá o mesmo valor jurídico da impressa, mas com algumas vantagens adicionais, como maior mobilidade, praticidade e comodidade para os usuários.
Por lei, a CNH é um documento de identificação pessoal, válido em todo o território nacional. Com a implantação da CNH Digital, este passou a ser o primeiro documento de identificação digital do Brasil.
Portanto, é possível, por exemplo, embarcar em todos os aeroportos do país utilizando a CNH Digital e, assim como o cartão de embarque, que também é disponibilizado pelas companhias aéreas via smartphone, efetuar a sua viagem de avião sem necessidade de documentos impressos, agilizando a viagem de milhares de passageiros.
Para obter a CNH Digital, o usuário precisa ter a CNH impressa com QR Code (uma espécie de código de barras, em formato quadrado, impresso no verso da cédula do documento, conforme o novo modelo em vigor em todo o País desde maio de 2017). Se você já possui CNH com QR Code, basta seguir os passos abaixo. Caso não, você poderá solicitar uma segunda via ou ainda efetuar a renovação da sua CNH atual (lembrando que não é necessário aguardar a CNH vencer para renová-la).
Veja abaixo o Passo a Passo para você obter a CNH Digital no seu smartphone:
1. Verificar a sua CNH
Primeiro é preciso ter a CNH impressa no formato atual, com QR code. Quem tem a versão antiga, precisará pedir uma segunda via ou renovar a impressa para, então, solicitar a digital. Não é necessário esperar a CNH vencer para renová-la.
2. Cadastro no site do Denatran
Sua CNH tem QR Code, então faça o cadastro no Portal de Serviços do Denatran escolhendo a opção “Cadastro” e seguindo as orientações do site.
3. Baixe o Aplicativo CNH Digital
Após realização do Cadastro no site do Denatran, baixe o aplicativo da CNH Digital na iTunes (Para celulares com sistema iOS) ou na PlayStore (para celulares com sistema Android).
4. Validação dos dados
Verifique se você já possui o certificado digital. Caso sim, valide os dados e ative a CNH Digital no Portal do Denatran. Caso não tenha certificado digital, dirija-se ao DETRAN (em qualquer posto que possua o serviço de habilitação) para atualizar seus dados. Nesse momento, você também será cadastrado no sistema Meu Detran que permite o recebimento informações sobre infrações cometidas, pontuação da sua CNH, data para renovação, entre outras.
5. Código de Ativação no Portal do Denatran
Com todos os itens anteriores realizados, ative seu dispositivo no site do Denatran requisitando o código de ativação para a CNH Digital, que será enviado por e-mail. Assim que recebê-lo, siga para o aplicativo para criação do pin.
6. Criação do PIN
No aplicativo CNH Digital, efetue login (utilize o número do seu CPF) e senha (use a senha de acesso ao Portal do Denatran). Na tela seguinte, será solicitado o código de ativação que foi enviado por email. Feito isso, o aplicativo vai pedir a criação de uma senha simples, de quatro números (PIN), que o usuário precisará digitar toda vez que acessar a CNH-Digital.
Após esses passos, o aplicativo exibe uma reprodução da frente, verso e do “QR Code” da CNH. Esta exibição é que permite ao motorista deixar a CNH de papel em casa.