terça-feira, 25 de junho de 2024

Circula Ceará chega a Brejo Santo levando intensa movimentação cultural à região do Cariri

Dando continuidade às ações de Difusão Cultural em nosso estado, o Circula Ceará, evento realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), chega à macrorregião do Cariri visitando o município de Brejo Santo e levando ações de formação, de debate sobre políticas culturais e muita fruição artística. Com abertura oficial na próxima quarta-feira (29), o Circula segue até sábado (1º) com uma programação formativa, artística e institucional, aberta ao público e totalmente gratuita.

Com ações institucionais iniciadas na segunda-feira (27), os encontros culturais já começam a fervilhar na região, trazendo visitas técnicas de equipes da Secult Ceará aos Pontos de Cultura da macrorregião. No decorrer da semana, a programação institucional, que fortalece a política cultural no Estado, segue com encontros, oficinas, visitas técnicas e conversas temáticas em Brejo Santo, conhecida como a Capital do Cariri Oriental, de povo bom e acolhedor, e com enormes potenciais educacionais, culturais, agrícolas e comerciais.

E, pensando na organização e dinamização de acervo em Bibliotecas Públicas, Comunitárias e Escolares, o Circula Ceará também promove oficina sobre esse tema sob a coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP/CE). A oficina ocorre na quinta-feira (30), das 14h às 17h, e na sexta-feira (31), das 9h às 12h.

Na quinta-feira (30), a Cultura Acessível, Acessibilidade Atitudinal e as Tecnologias Assistivas ganham destaque na programação em Oficinas, sob a coordenação da Célula de Acessibilidade da Coordenadoria de Cidadania, Acessibilidade e Diversidade Cultural (COCAD) da Secult. “A Acessibilidade Atitudinal refere-se à percepção do outro sem preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações em relação às pessoas com deficiência. Como o próprio nome diz, está ligada às atitudes que podem impedir ou possibilitar a participação dessas pessoas na sociedade. Como percebemos as pessoas com deficiência? Quais lugares as pessoas com deficiência podem ocupar na sociedade? O que é capacitismo? Quais os tipos de deficiência? O que podemos fazer para eliminar as barreiras existentes? Nessa oficina, debateremos sobre essas e outras questões, envolvendo agentes, gestores, artistas, trabalhadores, pesquisadores e público em geral para que possam adotar práticas acessíveis em suas relações interpessoais e no trabalho”, explica Thamyle Vieira, coordenadora da Célula de Acessibilidade da COCAD.

Além dessas oficinas, a programação institucional desta 11ª edição do Circula Ceará inclui também outras atividades, como o já tradicional Encontro com Dirigentes Municipais de Cultura, realizado em parceria com o Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura), desta vez na macrorregião do Cariri – Chapada do Araripe, que acontece na quarta-feira (29), às 14h, Cineteatro Municipal Prof. Júlio Macedo Costa, em Brejo Santo.

Conversas Circula

Também na quarta-feira (29), às 9h, no Cine Teatro Municipal Prof. Júlio Macedo Costa, ocorrem as conversas culturais abordando o tema “Fomento à Cultura e à Lei Paulo Gustavo”, com o advogado e assessor jurídico da Secult Ceará, Paulo Maranhão. Ainda na quarta-feira, às 10h30, a conversa será sobre o “Programa de Fortalecimento dos Sistemas de Cultura”, com Cris Vale, analista de Projetos da Secult Ceará e Coordenadora do Circula Ceará, e Isaac Apolônio, analista de gestão cultural da Secult Ceará, que atualmente responde pela Coordenadoria de Territórios e Articulação Regional (Cotar).

Já na quinta-feira (30), das 10h às 12h ocorre a oficina “Abordagem sobre Patrimônio Cultural: material e imaterial, com ênfase em preservação”,realizada pela Coordenadoria de Patrimônio e Memória da Secult Ceará (COPAM). Das 17h às 18h, a assistente técnico-cultural da Secult, Lara Monteiro, ministra a oficina online “Mapa Cultural do Ceará: cadastro de eventos, espaços, agentes, projetos e oportunidades”, sobre o processo de cadastro na plataforma colaborativa. A atividade é realizada pela Coordenadoria de Fomento e Incentivo às Artes e Cultura (Cofiac), no Laboratório de Informática da UFCA. Em seguida, das 18h30 às 20h, ocorre a oficina “Projeto Cultural: o que devo saber para escrever uma boa proposta artística para editais da Secult Ce”. Voltada para regentes de bandas, artistas, coletivos culturais e agentes culturais, a atividade é coordenada por Cris Vale.

Além da vasta programação institucional, o Circula promove também uma programação artística e de formação em artes e totalmente gratuita. Na quarta-feira (29), às 19h30, será inaugurada a exposição “Desindústria”, do artista visual e fotógrafo Rafael Vilarouca, que propõe questionamentos instigantes no que concerne à relação entre sujeito e espaço na cultura contemporânea. A exposição segue até sábado (1/4), no Projeto ABC.

Sobre o Circula Ceará

Promovendo uma programação cultural que passa pelos equipamentos culturais dos municípios, que correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, o Circula Ceará leva ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secult Ceará. O projeto conta com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses, beneficiando 141 artistas e grupos cearenses, selecionados por meio de chamada.

O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), com apoio da Prefeitura Municipal de Brejo Santo, parceria da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura). Aqui em Brejo Santo , agradecemos também o apoio da equipe da Universidade Federal do Cariri, da Prefeitura Municipal de Brejo Santo, da Biblioteca Pública Municipal Reitor Fernando Leite, do Pavilhão ABC, da Câmara Municipal de Brejo Santo, do Galpão da Praça do Morro Dourado, do Cineteatro Municipal Prof. Júlio Macedo Costa. A produção é da Assum Preto Produções.

Circula Ceará Calendário 2023

29/03 a 01/04 – Brejo Santo
12/04 a 15/04 – Tauá
26/04 a 29/04 – Crateús
10/05 a 13/05 – Viçosa do Ceará
24/05 a 27/05 – Camocim

Outros Posts