terça-feira, 21 de maio de 2024

Circo nas Férias: Programação de julho no Centro Cultural do Cariri conta com performances, oficinas e espetáculos circenses

Até 30 de julho, o circo aterrissará no Centro Cultural do Cariri, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante. De tendas armadas e riso aberto, a programação contará com oficinas, espetáculos e performances de artistas pernaltas, acrobatas e palhaços, que apresentarão a prática e o fazer do circense. As atividades gratuitas acontecerão em espaços diversos do equipamento e da comunidade Batateiras.

Brincadeiras, técnicas, exercícios de criatividade e comunicação corpórea são algumas das proposições da programação. A estreia é no dia 19, com o espetáculo “Circo do só eu”, do Palhaço Zabobrim, às 16h30, na praça da Batateira. Proporcionando às famílias um espaço de trocas afetivas durante o período de férias, o artista realizará números de acrobacia, hipnose e equilíbrio.

Na sexta-feira, 21, a partir das 18h30, quem chegar até o Centro Cultural, será recebido pelo Arrasta Pé dos Paiaço, com o Forró Pó de Serra. Entre bolhas de sabão, malabares e pirofagia, a banda de palhaces de rua, une em forma de brincadeira, os clássicos do forró brasileiro com números circenses.

A programação também conta com vivências e oficinas, como a “Elementos do Circo” com Palhaço Currulepe, “Borbulhetas – Bolhas de Sabão” com o grupo Jornadas Brincantes, “Acrobacias – Solo e Aéreo” com Ayla Gabriela, do Circo Sangine e “Pipa Vuô”, com Zé Nilton.

No dia 22, às 17h, o espetáculo acontece no Terreiro das Artes. É a vez dos Pernaltas do Cariri se encontrarem para encantar o público com suas pernas longas e trajes coloridos. Continuando a programação, às 18h, o Palhaço Currulepe apresenta “O número mais difícil do circo”. Com seu jeito repleto de peripécias, o artista tece uma costura de números circenses até o grande final.

Fomentando a proteção social aos artistas de rua, por meio da inclusão e promoção do acesso ao equipamento cultural, teremos no dia 29 a ocupação do Parque com a atividade “O parque é o circo”, a partir das 17h. A ação também propõe incentivar o reconhecimento de artistas locais.

Para finalizar as atividades, no dia 30, o espetáculo “Oh! Terrinha boa!”, acontece às 15h, no Terreiro das Artes. A apresentação é da Cia Arco Íris e retrata a vida do nordestino que deixa sua terra natal para viver em grandes centros urbanos. Em uma comédia teatral, mostra as condições de vida impostas à uma família paraibana, da zona rural, agravadas pelo contexto social inerentes a este povo.

Sobre o Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.

O equipamento cultural, que atende toda a região do Cariri cearense, conta com uma infraestrutura de mais de 50 mil metros quadrados, sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, café e planetário, ainda em processos de estruturação.

Atualmente, estamos abertos ao público às quintas, das 15h às 18h, sextas, das 15h às 20h, e aos finais de semana, das 8h às 20h, com toda área externa composta por pistas de skates, brinquedopraça, areninha, quadras de vôlei e grande área verde. Toda a programação é gratuita.

Onde estamos localizados

Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato, Ceará

SERVIÇO

Circo nas Férias

Onde? Centro Cultural do Cariri e Praça da Comunidade Batateiras

Quando? Até 30 de julho

Sexta-feira, 21

[CIRCO NAS FÉRIAS]

Arrasta Pé dos Paiaço

Com Forró Pó de Serra

18h

Entrada principal | 14 anos

[CIRCO NAS FÉRIAS]

Performance e Pirofagia

Com Ravina

18h

Entrada principal | Livre

Sábado, 22

[CIRCO NAS FÉRIAS]

Elementos do Circo

Vivência com Palhaço Currulepe

9h às 11h e 15h às 17h

Parque | Inscrições prévias | Livre

[CIRCO NAS FÉRIAS]

Encontro de Pernaltas

17h

Terreiro das Artes | Livre

[CIRCO NAS FÉRIAS]

Espetáculo “O número mais difícil do Circo”

Com Palhaço Currelepe

18h

Entrada Principal | Livre

Domingo, 23

[CIRCO NAS FÉRIAS]

Borbulhetas – Bolas de Sabão

Vivência com Grupo Jornadas Brincantes

9h às 12h

Parque | Livre

[CIRCO NAS FÉRIAS]

Elementos do Circo

Vivência com Ravina

14h às 18h

Parque | 12 anos

[CIRCO NAS FÉRIAS]

Espetáculo “Os Animartistas”

Com Grupo Anjos da Alegria

18h

Entrada principal | Livre

Outros Posts