O helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi essencial para salvar a vida de um bebê caririense de seis meses. Na manhã deste sábado (20), ele foi transportado da cidade de Barbalha para uma unidade de saúde na Capital pelo transporte aéreo, que é utilizado para reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades e agilizar o socorro a pacientes mais debilitados.
De acordo com os profissionais que atenderam a ocorrência, o menino possui cardiopatia congênita e agenesia de septo. O coração estava sem a separação dos átrios e ventrículos. Após o acionamento, a criança foi levada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Hospital São Vicente, em Barbalha, para a base da Ciopaer, em Juazeiro do Norte.
De lá, o paciente foi transportado pela aeronave Fênix 06 para o Hospital do Coração de Messejana (AIS 3) em Fortaleza, onde passará por uma cirurgia com um cirurgião cardíaco pediatra. O voo durou aproximadamente duas horas. Durante a missão, foram empregadas equipes da Ciopaer e Samu Ceará.