Foram presas na noite desta quinta-feira (26), em Crato, duas pessoas pegas durante uma operação da Polícia Civil no combate a furto de energia. Uma equipe da empresa Enel Distribuição do Ceará identificou irregularidades na medição de duas residências, onde os donos dos imóveis foram presos em flagrante e conduzidos para a delegacia do município.
Em Solonópole, no Sertão Central, três mulheres foram presas nesta quinta (26), também em flagrante, por furto de energia. Equipes da distribuidora Enel identificaram irregularidades na medição de duas casas e de um hotel da cidade. As três pessoas suspeitas de furto de energia foram conduzidas a delegacia e aguardam parecer jurídico.
Somente nos primeiros meses de 2018, 36 pessoas já foram presas por furto de energia no Ceará. As prisões ocorreram em nove municípios, sendo Fortaleza (com cinco) e Tianguá (com quatro) as cidades com maior número de autuações. Ao longo de 2017, foram efetuadas 58 prisões.
A Enel Distribuição Ceará realiza investigações em todo o Estado e atua em conjunto com a Polícia Civil para efetuar as autuações. A companhia registrou, no primeiro semestre de 2018, mais de 104 mil inspeções. O trabalho é feito através de análise de dados internamente e, em campo, por cerca de 200 equipes.
Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
Para denunciar casos de furto de energia o cliente pode ligar gratuitamente, de qualquer município cearense, para a Central de Relacionamento da Enel, pelo telefone 0800 285 0196. A ligação é gratuita e a central de atendimento telefônico funciona 24h por dia.