O Projeto Vocalize teve início no ano de 2018 apenas com estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Porém com a grande repercussão, se estendeu para a comunidade externa. Na noite da próxima sexta-feira (15), o Cariri vai conhecer os cinco novos artistas. Eles se apresentarão primeira vez no Cangaço Bar, com o show “O Som do Cariri”. É uma iniciativa independente que tem como objetivo incentivar a música autoral na região.
Esse ano foram selecionados cincos artistas, sendo três estudantes da UFCA dos cursos de Música: Giu Oliveira e Levi Alexandre; e Medicina: Felipe Veras. Os outros dois são Kristina K, de Juazeiro do Norte; e Cayk, de Campos Sales. Com estilos diferentes que variam do pop ao forró, passando pelo MPB, eles prometem aquecer o cenário musical caririense.
Para Felipe Veras, que veio ao Cariri para estudar Medicina, o processo de composição é uma espécie de purificação, onde ele entra em contato consigo mesmo. “Música se tornou uma necessidade pra mim e curso de medicina foi um divisor de águas na vida. Isso porque eu saí de casa, conheci o Cariri e me apaixonei perdidamente pela região. Sem a medicina, dificilmente eu viria pra cá!”. O projeto tem facilitado esse encontro com a música não só para os estudantes do curso, como também de outras áreas.
“Existe uma diversidade musical no Cariri e queremos dar visibilidade a toda essa produção” disse Saulo Mota, idealizador e coordenador do projeto. “Estamos muito contentes com os resultados e pretendo continuar uma terceira edição nesse mesmo modelo, tanto com o pessoal da UFCA quanto com a comunidade externa novamente”.
Esse show abre o ciclo de apresentações do Projeto pelo Cariri, que já está com uma agenda bem cheia. No dia 25, tem Pocket Show na UFCA, Campus Juazeiro do Norte, a partir das 17h30 e no dia 11 de dezembro tem mais “O Som do Cariri” no Sesc Juazeiro a partir das 19h. Toda agenda será divulgada através das redes sociais do projeto.
O que é o Projeto Vocalize?
É uma ação cultural independente, atuante na região do Cariri a dois anos. Tem como principal objetivo incentivar e dar suporte à produção de trabalhos autorais da região. Todo ano o projeto abre um edital para selecionar novos artistas e lançar no cenário musical.
Eles recebem todo o suporte para produção que vai desde a gravação da música, divulgação em plataformas digitais, assessoria musical além da produção de material como ensaio fotográfico e artes gráficas. Ao todo, o projeto já gravou 9 trabalhos autorais. No final do ano, para apresentar todo o trabalho desenvolvido, são realizadas apresentações musicais pela região.