sábado, 02 de março de 2024

Cinco melhores filmes de super-heróis, segundo o Rotten Tomatoes

O filme de super-herói mais esperado de 2022 finalmente está entre nós. Trata-se de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que entrou em cartaz nesta quinta-feira (5). E aproveitamos a ocasião para trazer os cinco melhores filmes de super-heróis, de acordo com as avaliações do Rotten Tomatoes, para você poder (re)assistir antes ou depois do novo filme do Universo Cinematográfico Marvel (UCM).

O Rotten Tomatoes é um site que agrega críticas, seja de filmes ou séries, de vários locais especializados (sites, jornais, entre outros) e calcula uma nota média dessas críticas. A pontuação de um filme vai de 0% a 100%. O site publicou, em 2018, uma lista com os 80 melhores filmes de super-heróis de todos os tempos, e apesar de alguns filmes do gênero lançados de lá para cá terem batido na trave, nenhum conseguiu superar os cinco primeiros, listados abaixo.

E engana-se quem pensa que há só filmes do UCM nessa lista. Pelo contrário, são “apenas” dois. Completam a lista duas animações (nos dois primeiros lugares) e um filme da franquia X-Men da Fox.

#1 Homem-Aranha no Aranhaverso (97%)

Foto: Divulgação/Sony Pictures | Disponível na Netflix

Talvez surpreenda algumas (muitas) pessoas justamente este ser o filme de super-herói mais bem avaliado da história. Não que o filme seja ruim, longe disso, mas é que Homem-Aranha no Aranhaverso (Spider-Man: Into the Spider-Verse, 2018) fez um sucesso tão absurdo que talvez nem a própria Sony, produtora do filme, esperasse isso.

Não bastasse o sucesso da crítica (97% de aprovação no Rotten Tomatoes) e do público (93%), o filme, que reúne “heróis-aranha” de vários universos distintos no universo em que o jovem negro do Brooklyn Miles Morales é picado pela aranha radioativa, ainda venceu vários prêmios de melhor animação, como o Critics’ Choice Award, o BAFTA e o Oscar.

Com tamanho sucesso, obviamente haveria uma sequência. Na verdade, haverá duas sequências, já que o segundo filme da franquia foi dividido em duas partes. A primeira parte de Homem-Aranha Através do Aranhaverso estreia em 2 de junho de 2023, enquanto a segunda parte tem previsão de estreia para 29 de março de 2024.

#2 Os Incríveis (97%)

Foto: Divulgação/Disney Pixar | Disponível no Disney+

Certamente mais surpreendente do que Homem-Aranha no Aranhaverso em primeiro lugar, é Os Incríveis (The Incredibles, 2004), mesmo depois de quase vinte anos, continuar em segundo lugar desta lista. A animação agradou muito a crítica especializada, mas há uma disparidade relativamente grande em relação à avaliação do público: 75% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Os Incríveis acompanha o Sr. Incrível, o maior super-herói do planeta, em uma vida comum e pacata, agora que não pode mais usar seus poderes devido a um decreto do governo. No entanto, quando um velho inimigo volta a atacar, Sr. Incrível vai precisar de toda a ajuda possível (leia-se: sua família) para derrotá-lo.

O filme ainda ganhou uma sequência muito esperada, literalmente, em 2018, que foi igualmente bem avaliado pela crítica com 93% de aprovação e 84% de aprovação do público em geral.

#3 Pantera Negra (96%)

Foto: Divulgação/Marvel Studios | Disponível no Disney+

Nome da indústria que revolucionou os filmes do gênero, a Marvel emplaca com Pantera Negra (Black Panther, 2018) seu primeiro filme na lista completando o pódio dos três melhores filmes de super-heróis de todos os tempos. O filme foi tão bem recebido pela crítica que, além da boa avaliação, levou nada mais nada menos do que seis estatuetas do Oscar em 2019, entre elas o principal prêmio da noite: melhor filme.

O Pantera Negra já havia sido apresentado ao público em Capitão América: Guerra Civil (2016), e quando ganhou seu filme solo foi um sucesso. Nele, somos apresentados a toda uma mitologia importante no universo Marvel, a de Wakanda, e a um dos vilões mais amados pelo público: Erik Killmonger, vivido por Michael B. Jordan e que rouba a cena do filme, juntamente com o saudoso Chadwick Boseman, que faleceu em 28 de agosto de 2020, vítima de um câncer.

O segundo filme da franquia (Pantera Negra: Wakanda para Sempre), apesar da perda do ator principal, está confirmado para 11 de novembro de 2022 e, segundo a atriz Danai Gurira, “será um derramamento de amor e honra” por Chadwick Boseman. A declaração foi dada pela atriz à Variety na última segunda-feira (2) durante o tapete vermelho do Met Gala 2022.

#4 Vingadores: Ultimato (94%)

Foto: Divulgação/Marvel Studios | Disponível no Disney+

Eis que o atual detentor do recorde de maior bilheteria dos cinemas, com US$ 2,798 bilhões, aparece em quarto lugar nessa lista. Com um orçamento astronômico, pode-se dizer, de US$ 356 milhões, os diretores Anthony e Joe Russo e toda a produção do longa souberam aproveitar cada centavo e fizeram um filme que simplesmente parou o mundo em abril de 2019.

Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame) foi o assunto mais falado do mundo geek durante um ano, após Thanos ter vencido a batalha e dizimado metade do universo em Vingadores: Guerra Infinita (Avengers: Infinity War, 2018). Nesse filme, que prometia ser a conclusão da “saga do infinito” após mais de dez anos de filmes do UCM, os heróis têm que lidar com a perda, encontrar uma forma de trazer todos de volta e batalhar mais uma vez com o vilão, em uma luta final épica que fez muita gente gritar e chorar nas salas de cinema.

#5 Logan (94%)

Foto: Divulgação/Fox-Disney | Disponível no Star+

O top 5 é fechado com um filme muito querido pelos fãs da franquia X-Men. Trata-se de Logan (2017), que marcou, de forma muito digna, o final da trajetória de Hugh Jackman como Wolverine após quase 20 anos.

Em um filme brutal que se passa no ano de 2024, quando os mutantes estão aos poucos desaparecendo, um Logan cansado, a contragosto e após muita insistência de um debilitado Professor Xavier (Patrick Stewart), vive uma verdadeira saga em sua última missão para proteger Laura Kinney (Dafne Keen), a X-23, de uma organização que está transformando as crianças mutantes em assassinos. Se você está de boa (ou na fossa) e quer chorar de soluçar, é só assistir Logan até o final…

#Bônus: Homem-Aranha Sem Volta para Casa (93%)

Foto: Divulgação/Sony Pictures | Disponível apenas para aluguel

Para finalizar a lista, trouxemos esse bônus que bateu na trave e quase entrou na seleta lista dos melhores filmes de heróis de todos os tempos. Homem-Aranha Sem Volta para Casa (Spider-Man: No Way Home, 2021) foi um marco tão épico para os fãs que conseguiu uma aprovação do público em geral de 98% (!).

[SPOILERS, caso você ainda não tenha assistido] Sem forçação de barra, o mais recente filme do “teioso” conseguiu realizar o sonho dos fãs do personagem: juntar as três versões cinematográficas do Amigão da Vizinhança. Sem tirar o brilhantismo de Tom Holland, atual Homem-Aranha, Tobey Maguire e Andrew Garfield retornaram ao papel e gerou um alvoroço nos filmes do gênero que não se via desde Vingadores: Ultimato. Isso porque o Doutor Estranho errou um feitiço e trouxe vilões dos antigos filmes do Homem-Aranha de outros universos, e com isso as versões do personagem acabaram chegando até o universo principal do UCM. Esse filme é nostalgia pura.

Outros Posts