Com quase todos os municípios cearenses registrando chuvas abaixo do que costuma ser visto nos meses de abril, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) observou precipitação em pelo menos 59 cidades nas últimas 24 horas, sendo a maior em Russas, com 135 milímetros. Os dados ainda são parciais.
Para este domingo (8), a Defesa Civil emitiu alerta, através de suas mídias sociais e seu serviço de SMS, de chuvas intensas no Centro Sul, Cariri e Inhamuns. “Evite áreas alagadas e usar aparelhos ligados à tomada. Em risco, ligue 193”, informa o alerta.
Nas últimas 24 horas, outras chuvas expressivas foram observadas em:
– Novo Oriente (122 mm);
– Jaguaretama (86.2 mm);
– Alto Santo (85.8 mm);
– Morada Nova (85.2 mm);
– Limoeiro do Norte (79 mm);
– Aracati (76 mm);
– Monsenhor Tabosa (75 mm).
A chuva no município de Novo Oriente causou estragos, durante a madrugada. O Centro da cidade ficou totalmente alagado e comerciantes tiveram prejuízo.
Moradores também fizeram vídeos do momento da chuva naquela cidade, que mostram casas invadidas pela água. Na avenida São Francisco, uma outra moradora flagrou a chuva arrastando o carregamento de melancia da feira local.
“A chuva foi anormal. Foi de assustar. As bicas não comportavam tanta água e os esgotos também não deram conta”, relata o morador Albedio Sales.
Previsão
Até estes primeiros dias de abril, de acordo com os dados da Funceme, quase todos os municípios estão com chuvas abaixo do que é considerado normal para o mês, exceto Campos Sales, na macroregião do Sertão Central e Inhamuns. No mês, a cidade cearense registrou chuva de 137.1 mm, 13,2% acima da média considerada para o município.
Ainda de acordo com a Funceme, a previsão para este domingo (8) é de céu nublado com chuva no Centro Sul cearense e na Serra da Ibiapaba. Nas demais áreas, como Litoral Norte, Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza e Maciço de Baturité, a expectativa é de nebulosidade variável com eventos de chuva.
Para os próximos dois dias, a expectativa é de céu nublado com precipitação em todas as regiões do Estado. Isso se deve a um Cavado de Altos Níveis (CAN) na costa leste do Nordeste e áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre.