sábado, 02 de março de 2024

Ceratocone: médico alerta sobre essa doença

Em 10 de novembro, foi comemorado o Dia Mundial da Ceratocone, a data foi criada com objetivo principal de conscientizar e informar sobre o ceratocone, doença que atinge 1 a cada 2.000 pessoas. A Ceratocone é uma doença genética e hereditária rara, sua principal característica é a redução progressiva da espessura da parte central da córnea. Para alertar sobre a doença, o médico oftalmologista, Dr. Claudio Alan, explica:

“O ceratocone é uma doença que afeta a principal lente do olho, que é a córnea. Causa uma distorção, gerando um astigmatismo irregular. É de extrema importância que pacientes que tenham alergias, principalmente coceiras nos olhos e que tenha um grau de astigmatismo com determinada mudança, passem a fazer avaliações frequentes para assim fazer uma investigação sobre o ceratocone”, explica.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia enfatiza a importância da consulta periódica com um médico, sobretudo se existirem casos de ceratocone na família. O diagnóstico precoce é fundamental para controlar a progressão da doença e preservar a acuidade visual.

Outros Posts