segunda-feira, 17 de junho de 2024

Centro de Inovação Tecnológica do Cariri será implementado

O Prefeito Glêdson Bezerra recebeu em seu gabinete, nessa quinta-feira, dia 23, parte da equipe da Universidade Regional do Cariri – URCA, que comunicou sobre a primeira liberação do recurso pela Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, no valor de R$ 1,6 milhão, para execução do Centro de Inovação Tecnológica do Cariri – CIT. A doação do prédio veio através da Prefeitura de Juazeiro do Norte, com Ordem de Serviço assinada no início de 2023.

De acordo com Francisca Jeanne Sindrim, superintendente da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri – Fundetec, a previsão é que a obra seja entregue em até um ano, com início de obra já em julho deste ano. “Estamos iniciando esse caminho para que pessoas que estão iniciando a vida profissional possam se integrar na inovação”, afirma.

O local será aberto para o público, com treinamento e integração na área da inovação. Ocorrerá, também, fomento à inovação social, seguindo o projeto da Smart City que conceitua as cidades inteligentes; recepção de “Startups”, projetos de execução de empresas jovens e inovadoras, conexões entre as Universidades, sociedade e setor produtivo.

Frederico Tavares, pró-Reitor de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Regional do Cariri – URCA, afirmou que o CIT vem para aumentar a “maturidade da cultura da inovação na Região”, com trabalho em parceria e em conjunto pela tríplice hélice, além do benefício da sociedade.

O gestor de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, recebeu com entusiasmo a notícia da execução do projeto, que contou com a participação de órgãos de cooperação. Glêdson afirma que a repercussão do equipamento faz parte da política de desenvolvimento e fomento ao trabalho do empreendedorismo e inovação em toda a Região do Cariri.

O município atuou no projeto do Centro de Inovação através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação – SEDECI. Wilson Soares, titular da pasta, afirma que a expectativa da chegada do equipamento é grandiosa, quando na região já existe um grande crescimento na produção de inovação. “Temos toda uma ambiência favorável ao empreendedorismo”, destaca.

Outros Posts