terça-feira, 23 de abril de 2024

Centro de Dermatologia realiza palestra sobre o Outubro Rosa

Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Centro de Dermatologia de Juazeiro do Norte realizou, no último sábado, 7, uma ação de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce da patologia. O momento contou com a participação do mastologista Dr. Idelfonso Carvalho.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, a doença é a mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados somente em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. “A gente orienta que as mulheres acima de 40 anos façam a mamografia de forma anual, e façam o autoexame das mamas todo mês. Nas UBSs também fazemos coletas, então é só procurar a Agente de Saúde”, explica Vanessa Jucá, enfermeira de Estratégia de Saúde da Família.

O mastologista pontuou que está sendo comum mulheres mais novas serem diagnosticadas com câncer de mama. “O estilo de vida e as boas práticas de saúde contribuem muito para a prevenção. Se levarmos uma vida sedentária, cheia de estresse e sem tempo para descanso, com má alimentação, as chances podem aumentar”, explica. O profissional, destacou, também, que fatores endócrinos, história reprodutiva, hábitos comportamentais/ambientais, genéticos e hereditários podem estar relacionados ao surgimento do câncer de mama.

Para contribuir com a campanha, a Central de Marcação está ofertando, durante todo o mês, demanda livre, das 13h30 às 17h, para marcação de mamografias. Para marcar, basta comparecer à unidade com a solicitação médica, xerox dos documentos de identificação com foto, cartão do SUS e CPF.

Outros Posts