Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
terça-feira, 17 de maio de 2022
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Banner Principal Prefeitura de Juazeiro
Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Badalo
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Ceará tem maior probabilidade de chuvas dentro da média em 2019, aponta Funceme

18 de janeiro de 2019 15:12

Foto: Reprodução

Prefeitura do Crato

 

O Ceará apresenta cenário mais favorável para chuvas dentro da média histórica no trimestre de fevereiro a abril de 2019. A avaliação climática aponta que, no Estado, há 40% de probabilidade para chuvas em torno da normal climatológica, 30% de chance para chuvas acima da média e também 30% de chances do período se encerrar abaixo do normal. O prognóstico foi divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), nesta sexta-feira (18).

A previsão é resultado de análise da Funceme sobre os campos atmosféricos e oceânicos de grande escala, como também dos resultados de modelos numéricos globais e regionais, tanto da instituição estadual como de outras do País, incluindo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além de institutos internacionais.

Durante a apresentação do prognóstico, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, reforçou que a categoria mais provável de chuvas para o Centro-Sul do Ceará é abaixo da normal, enquanto a região mais próxima da faixa litorânea deve estar acima da média.

Segundo prognóstico divulgado nesta sexta, observa-se ainda a tendência de redução das chuvas ao longo da estação chuvosa, principalmente a partir do mês de abril. O prognóstico indica probabilidades referentes a uma tendência média do volume acumulado de chuva para o trimestre como um todo e não para cada mês, em particular. Em fevereiro de 2019 será divulgado o prognóstico climático para o Ceará abrangendo o trimestre março, abril e maio.

Abastecimento e aporte dos reservatórios

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, projetou que as chuvas deverão permitir o Estado a atravessar mais um ano com abastecimento da população, de forma semelhante aos anos de 2018 e 2017. E também destacou que as chuvas dentro da média não significam aportes mais significativos.

“Alguns reservatórios poderão ter aporte significativo, outros reservatórios não. O que nos preocupa, mesmo tendo as chuvas dentro da média, são os grandes reservatórios. A gente sabe que açudes como Castanhão, Orós, Banabuiú, que respondem por 60% de nossas reservas hídricas, só têm aporte significativo em períodos chuvosos muito intensos”, pontuou.

Relacionado Posts

Crato e URCA realizam programação solidária em alusão ao dia do Gari
Crato

Crato e URCA realizam programação solidária em alusão ao dia do Gari

Decreto normatiza revitalização de bacias hidrográficas por Eletrobras
Economia

Eletrobras anuncia lucro de R$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre

MEC abre nova consulta pública sobre o Future-se
Ceará

Universidade Federal do Ceará implementa sistema de verificação de cotas raciais e 127 candidatos são desclassificados

Mais Lidas

  • ‘Top Gun: Maverick’ nem estreou ainda e já é sucesso de crítica; filme estreia dia 26

    ‘Top Gun: Maverick’ nem estreou ainda e já é sucesso de crítica; filme estreia dia 26

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cearenses criam tradutor da única língua viva descendente do tupi antigo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Feira do Empreendedorismo e Negócios acontece entre segunda (16) e sábado (21) em Crato

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Acabou a espera: Festival Expocrato 2022 divulga a sua line-up

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Brotoeja: o que é, no rosto, no bebê, remédios e como tratar

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas Notícias

Crato e URCA realizam programação solidária em alusão ao dia do Gari

Eletrobras anuncia lucro de R$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre

Universidade Federal do Ceará implementa sistema de verificação de cotas raciais e 127 candidatos são desclassificados

Inflação quase dobra no Brasil em um ano

Prefeitura de Juazeiro capacita servidores para melhorar atendimento no serviço público

Afonso Big Banner
  • Entre em contato
  • Anuncie Conosco
SOBRE NÓS

    

Levamos ao público, além de fatos de destaque no cenário regional, nacional e mundial, conteúdo diversificado, atualizado e dinâmico. Além de um portal de notícias, buscamos valorizar a cultura do Cariri, bem como suas belezas naturais.

WhatsApp

(88) 9.9205-4502

Facebook

facebook.com/portalbadalo

Instagram

@portalbadalo

Twitter

@portalbadalo

E-mail

contato@badalo.com.br

Telefone

(88) 2157-0177

© Copyright 2019 – Portal de Notícias Badalo

Desenvolvido Por: DaVinci – Marketing & Tecnologia

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Últimas Notícias
  • Cariri
  • Ceará
  • Esporte
  • Política
  • Policiais

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Todos os Campos são Obrigatórios Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist