quinta-feira, 18 de julho de 2024

Ceará Sem Fome ultrapassa 980 cozinhas em funcionamento no estado e mais de 1,6 milhão de refeições distribuídas

A governadora em exercício do Ceará, Jade Romero, visitou, nesta terça-feira (7), a cozinha do Ceará Sem Fome da Associação de Moradores do Conjunto São Bernardo (AMCSB), em Fortaleza. Desde setembro deste ano, quando a ação teve início, mais de 1,6 milhão de refeições já foram entregues em todo território cearense. Atualmente, o Programa já ultrapassou a marca de 980 cozinhas em funcionamento. A primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, também participou da visita.

Jade Romero destacou a força do Ceará Sem Fome, trazendo para a realidade diversas ações para o combate à fome. “Sensibilidade sem ação às vezes é sonho. Observando essas pessoas recebendo as quentinhas, nós vemos a materialização deste sonho. Há 10 anos estive aqui na Associação e ficamos felizes em ver o quanto já foi conquistado, vendo que essas pessoas simples e humildes não desistiram de ajudar o próximo. Juntos podemos fazer muito mais, esta é a grande lição do Ceará Sem Fome”, disse.

Lia de Freitas reforçou a importância do trabalho em conjunto para que tudo funcione bem e possa ajudar aqueles que precisam. “Gostaria de fazer aqui um agradecimento especial a todos que fazem a Associação, todos que estão aqui produzindo um cardápio com muito amor. Experimentamos a comida e está uma delícia. Ficamos muito felizes em saber que podemos ajudar e conhecer ainda mais a demanda dessas famílias através do Ceará Sem Fome”, comentou.

No total, o Ceará Sem Fome já está presente em 161 municípios, sendo 289 cozinhas em Fortaleza e 692 no interior. Além do programa, o Governo do Estado também oferta o Cartão Ceará Sem Fome, que já beneficia mais de 43 mil famílias com o repasse de R$ 300 mensalmente.

Auxílio histórico

Presidente da AMCSB por 23 anos, Valdir José Costa conta que a trajetória dos moradores do São Bernardo praticamente se mistura com a história da Associação. Para ele, a existência de uma cozinha do Ceará Sem Fome no território é uma vitória. “A Associação já tem uma longa história em ajudar a comunidade, seja com quentinhas ou de outra maneira. Já tínhamos experiência na área da segurança alimentar e conseguimos implementar a cozinha após diversas reuniões para a nossa felicidade”, comentou.

Chefe da cozinha, Agenor Moreira diz que tudo é feito com carinho e amor, como se fosse para os próprios filhos. “Acho que nosso segredo aqui é fazer tudo com amor. Trabalhamos com preciosidade, pois sabemos da necessidade daqueles que vem aqui. A responsabilidade é grande”, finalizou.

 

Outros Posts