Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
segunda-feira, 01 de março de 2021
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Diniz Desktop
Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Badalo
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Ceará pode reaver empregos na fruticultura com chuvas

27 de fevereiro de 2018 08:47
Ceará pode reaver empregos na fruticultura com chuvas

Frutas como o melão devem ter uma produção maior neste ano. Foto: Fabiane de Paula/Diário do Nordeste/Reprodução.

Com chuvas acima da média registrada nos últimos anos, para os meses de janeiro e fevereiro, e com o nível dos reservatórios ligeiramente superior ao de igual período do ano passado, a expectativa para alguns segmentos da agricultura no Estado, como o da fruticultura, é de crescimento da área plantada, da produção e, consequentemente, da oferta de empregos gerados pelo setor. No entanto, com apenas 7,4% da capacidade dos reservatórios cearenses – em fevereiro de 2017 o nível estava em 6,5% -, o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Rodrigo Diógenes Pinheiro, diz que ainda é cedo para traçar alguma projeção para o ano. “Mas certamente teremos um acréscimo na produção em relação ao ano passado”, afirma.

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado mensalmente pelo IBGE, a produção esperada de frutas no Estado é de 866,1 mil toneladas, o que representa um crescimento de 8,64% em relação à safra obtida em 2017 (792,2 mil toneladas). “Com essa condição climática, com melhor regularização das chuvas no Ceará, a nossa expectativa é de aumento tanto na produção como na área plantada de grãos e frutas”, diz Diógenes Pinheiro.

Agricultura irrigada

Com forte dependência da água dos reservatórios, empresas do segmento da fruticultura irrigada, que nos últimos anos acabou levando parte da produção para outros estados devido à escassez hídrica no Ceará, deve voltar a produzir no Estado se o volume de chuvas seguir no ritmo atual, o que deve repercutir diretamente na geração de empregos. Estima-se que o setor gere, em média, pouco mais de um emprego por hectare. “Se o setor voltar a produzir 2 mil hectares, vamos gerar entre 2 mil e 3 mil empregos”, diz Luiz Roberto Barcelos, sócio e diretor de produção da Agrícola Famosa, uma das maiores produtoras de melões e melancias do mundo.

“A gente ainda está aguardando a reposição dos reservatórios neste ano, mas o que a gente está vendo é que até este momento já choveu nas nossas áreas de produção a média dos últimos seis anos, em torno de 450 mm. Então a gente está com uma boa perspectiva de reposição dos aquíferos”, diz Barcelos. Ao todo, a área a ser colhida pela fruticultura irrigada deverá chegar a 65,7 mil hectares, o que representa um acréscimo de 1,26% em relação à área efetivamente colhida em 2017 (64,8 mil hectares), de acordo com o LSPA.

Segundo Barcelos, o setor deve aguardar até maio para, dependendo da reposição do açude Castanhão (hoje com apenas 2,15% da capacidade) e dos aquíferos profundos, decidir se irá voltar a produzir no Estado. “Frutas como melão, melancia e mamão devem aumentar a produção. O que nós vemos é uma boa animação por parte dos produtores”, afirma Rodrigo Diógenes Pinheiro.

Pinheiro diz ainda que a produção de caju, uma das frutas com maior potencial econômico do Estado, também deve ter aumento da área plantada devido às chuvas. De acordo com o LSPA, a estimativa de produção de castanha-de-caju (total) para este ano é de 68,8 mil toneladas, sendo 61,53% maior que a previsão realizada em janeiro de 2017 (42,5 mil toneladas).

Plano de desenvolvimento

Hoje, o ministro da Agricultura Blairo Maggi lança o Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura (PNDF). Barcelos, que foi à Brasília acompanhar a apresentação oficial do Plano, avalia que a proposta do PNDF é “criar para o setor as condições das quais ele precisa para se desenvolver de forma sustentável, aumentando a produção e, por consequência, as exportações”.

“O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, mas é apenas o 23º exportador. Portanto, tem aí uma oportunidade muito grande de a gente incrementar essas exportações. Esse plano vem para isso; para cuidar da logística, do seguro e de toda a cadeia para que o setor possa estar motivado e incentivado a fazer sua produção e exportação”, destaca Luiz Roberto Barcellos, que também está à frente da Abrafrutas.

Incentivo

Para incentivar os produtores a exportar, Luiz Roberto Barcelos destaca que é preciso “tirar as barreiras, fazendo com que o governo atrapalhe o mínimo possível a iniciativa privada”. Ele usa, como exemplo a ser seguido, o Peru. “É um país pequeno e que tem quase sua totalidade entre montanhas e deserto, como é o semiárido brasileiro, e hoje eles exportam praticamente quatro vezes mais que o Brasil, então a gente quer poder registrar os defensivos de forma mais ágil, registrar novos cultivários”, diz, citando ainda a questão da logística, que também deve ser trabalhada ao longo do Programa.

Outro fator importante para incentivar os produtores é o tributo, que, de acordo com ele, já é “bastante reduzido”, mas corre o risco de voltar a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Seria muito ruim (se voltasse a cobrança), porque tira a competitividade, então é, pelo menos, manter a isenção como temos hoje”, avalia ainda Luiz Roberto Barcelos.

Relacionado Posts

Governador sanciona medidas de apoio ao setor de eventos
Ceará

Camilo assina carta junto a 15 governadores contestando dados de Bolsonaro sobre repasses à Saúde

Crato tem 10 leitos de UTI destinados a pacientes com Covid no município
Coronavírus

Em 2021, Juazeiro do Norte registrou média de uma morte por Covid a cada dois dias

Apple lança novo iPhone SE com design similar a aparelho lançado em 2017
Brasil

Procuradores reclamam de iPhone SE fornecido pela PGR; ‘esmola’

Mais Lidas

  • 1° caso brasileiro de Síndrome de Andermann é registrado em criança que vive no Cariri

    1° caso brasileiro de Síndrome de Andermann é registrado em criança que vive no Cariri

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Gol cancela voo diurno no Aeroporto de Juazeiro do Norte

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cariri registra as maiores chuvas do Estado neste domingo (28)

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • URCA aprova criação dos cursos de Medicina e Turismo; Vestibular pode ocorrer ainda em 2021

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Juazeiro do Norte soma 110 novos casos de Covid no fim de semana; infectados passam de 18 mil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas Notícias

Camilo assina carta junto a 15 governadores contestando dados de Bolsonaro sobre repasses à Saúde

Em 2021, Juazeiro do Norte registrou média de uma morte por Covid a cada dois dias

Procuradores reclamam de iPhone SE fornecido pela PGR; ‘esmola’

Google oferece capacitação profissional gratuita para mulheres

Projeto do Instituto Anjos da Enfermagem leva informação e entretenimento a mil crianças em cinco cidades do Cariri

Clemir Institucional
  • Entre em contato
  • Anuncie Conosco
SOBRE NÓS

    

Levamos ao público, além de fatos de destaque no cenário regional, nacional e mundial, conteúdo diversificado, atualizado e dinâmico. Além de um portal de notícias, buscamos valorizar a cultura do Cariri, bem como suas belezas naturais.

WhatsApp

(88) 9.9205-4502

Facebook

facebook.com/portalbadalo

Instagram

@portalbadalo

Twitter

@portalbadalo

E-mail

contato@badalo.com.br

Telefone

(88) 2157-0177

© Copyright 2019 – Portal de Notícias Badalo

Desenvolvido Por: DaVinci – Marketing & Tecnologia

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Últimas Notícias
  • Cariri
  • Ceará
  • Esporte
  • Política
  • Policiais

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Todos os Campos são Obrigatórios Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist