Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
segunda-feira, 04 de julho de 2022
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Banner Principal Prefeitura de Juazeiro
Badalo
  • INÍCIO
  • ÚLTIMAS
  • REGIONAL
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • POLICIAIS
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Badalo
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Ceará é o segundo em desertificação no Nordeste

15 de junho de 2018 09:06
Ceará é o segundo em desertificação no Nordeste

O desmatamento da vegetação nativa contribui para o empobrecimento do solo e, consequentemente, o processo de desertificação. | Foto: Kid Júnior

Prefeitura do Crato

 

O Ceará é o segundo Estado do Nordeste com maior índice de área em processo de desertificação. O mais degradado é o Rio Grande do Norte (12,87%), seguido do Ceará (11,45%) e em terceiro, a Paraíba com 8,12%. Atualmente, as regiões mais atingidas são os Inhamuns, Médio Jaguaribe e parte do Centro-Norte, onde está localizado o município de Irauçuba e seus circunvizinhos.

Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que tem em andamento pesquisas e projetos de recuperação do solo. “O Ceará é o mais susceptível a esse fenômeno, mas isso não significa que está mais degradado”, explica a pesquisadora da Funceme, Sônia Perdigão. A classificação segue convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) e a vulnerabilidade decorre do clima Semiárido.

Avanço

As áreas degradas são analisadas e monitoradas por meio de imagem de satélite. Em 1992, o mapeamento feito pela Funceme mostrava que o Ceará apresentava uma taxa de 10,20% de seu território em processo de desertificação. Em 2016, 24 anos depois, houve um avanço de 1,25% e a taxa atual é de 11,45%. “Pode se achar que é pouco, mas não é”, pontua Sônia Perdigão.

No próximo domingo, 17, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Desertificação. A data foi instituída pela ONU para reflexão sobre os efeitos negativos e para pensar alternativas de mitigação do fenômeno. É uma data especial para o meio ambiente, tendo em vista que mais de 15% do território brasileiro está suscetível à desertificação, incluindo 100% do Ceará, parte dos outros estados do Nordeste, o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Entre as novas ações visando ampliar e atualizar as atividades de mitigação e combate à desertificação, está o inédito levantamento de solos do Ceará, que vem sendo avaliado e validado pela equipe técnica da Funceme. O estudo, que abrange uma área de cerca de 92.600Km², cerca de 63% do Estado, está em andamento, e sua conclusão prevista para o início de 2019.

Ao longo dos últimos anos, a Funceme vem se destacando em pesquisa na área de recuperação dos solos, porém, o papel do ser humano é essencial para a redução dos efeitos negativos provocados pelo mau uso deste recurso. “No Ceará observamos que a utilização inadequada dos solos, contribuiu bastante para esse quadro atual”, observa Sônia Perdigão.

Bons resultados

Segundo a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), a degradação das terras pode ocorrer tanto por alterações climáticas como pelas atividades humanas. “O Ceará apresenta mais de 11% de seu território com áreas degradadas em processo de desertificação”, pontuou a pesquisadora. “Isso é preocupante”. Sônia, entretanto, destacou os bons resultados obtidos em um projeto experimental em curso no Município de Jaguaribe.

Com expertise em pesquisas na área de solos e conhecimentos do território com utilização de geotecnologias, a Funceme realiza mapeamentos e diagnósticos do tema desertificação. Executou e, atualmente, monitora um projeto piloto de recuperação de área degradada, implementado na localidade do Brum, em Jaguaribe. A partir de técnicas de manejo e conservação do solo, uma área de cinco hectares vem ganhando nova vida com surgimento de espécies nativas da região.

“Conhecendo o solo, pode-se planejar a sua utilização de forma adequada, considerando suas potencialidades e limitações”, reforça Sonia Perdigão, que integra o grupo de pesquisadores do Núcleo de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Funceme. “Defendemos políticas públicas de apoio ao homem do campo, ações efetivas que podem reverter o quadro”.

Irauçuba é o primeiro município brasileiro a implantar um Plano Municipal de Combate à Desertificação, a partir de trabalho de conscientização dos moradores em áreas bastante degradadas, mas que passaram a receber medidas preservacionistas.

Em Jaguaribe, o projeto piloto da Funceme conta com o apoio dos moradores. “A falta de conhecimento é o principal entrave, e a cultura herdada dos antepassados faz com que manejos inadequados sejam ainda praticados, contribuindo para o avanço do fenômeno”, pontuou Sônia Perdigão. “O solo na área experimental estava muito desgastado, não nascia mais nada”, frisou a pesquisadora.

Após três anos com medidas simples de conservação, escavação de sulcos, colocação de matérias orgânicas (vegetação, estrume), barragens sucessivas de pedras e valas para retenção de água da chuva por mais tempo, já se observa o nascimento de espécies da Caatinga. “Estamos animados com o estudo, que pode ser replicado em outras áreas”, pontuou Sônia Perdigão.

Futuro

“Apesar dos esforços para a recuperação e preservação dos solos do Estado, é preciso que o homem, um dos grandes responsáveis pelo processo de desertificação, reavalie suas ações em relação ao manejo deste importante recurso natural”, frisou Sônia Perdigão. “A sociedade deve contribuir de forma mais eficaz para a construção de um futuro que garanta uma exploração mais racional e sustentável do território”.

Os pesquisadores do fenômeno de degradação do solo mostram a importância de se conhecer as suas características. O seu uso deve respeitar as suas limitações. “A tomada de consciência e a aplicação de manejo correto são caminhos para o combate à desertificação”, observa o agrônomo, da ONG Rio Jaguaribe, Paulo Maciel. “Práticas corretas evitam o avanço dos processos erosivos que culminam com a degradação do solo”.

Relacionado Posts

Barbalha segue com aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 na população a partir de 65 anos
Vacina

Vacina contra a covid-19: Barbalha distribui doses de reforço hoje (4) à noite

Estudo alerta para urgência de novos tratamentos contra verminoses
Saúde

Estudo alerta para urgência de novos tratamentos contra verminoses

Juazeiro do Norte distribui quase mil mudas em junho
Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte distribui quase mil mudas em junho

Mais Lidas

  • Iniciada a 53ª Vaquejada de Missão Velha

    Iniciada a 53ª Vaquejada de Missão Velha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Missão Velha divulga programação artística de sua 53ª vaquejada

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Festival Mi chega ao Crato; entre terça (5) e domingo (9), programação conta com grupos tradicionais e músicos da região

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Brotoeja: o que é, no rosto, no bebê, remédios e como tratar

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Festival Expocrato está confirmado para 2022; saiba algumas das possíveis atrações

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Últimas Notícias

Vacina contra a covid-19: Barbalha distribui doses de reforço hoje (4) à noite

Estudo alerta para urgência de novos tratamentos contra verminoses

Juazeiro do Norte distribui quase mil mudas em junho

Copa Cariri: Lavras da Mangabeira vence primeiro jogo da final e tem vantagem pelo título

Icasa vence o Crato e precisa de mais uma vitória para garantir classificação

Prefeitura de Barbalha Big Banner
  • Entre em contato
  • Anuncie Conosco
SOBRE NÓS

    

Levamos ao público, além de fatos de destaque no cenário regional, nacional e mundial, conteúdo diversificado, atualizado e dinâmico. Além de um portal de notícias, buscamos valorizar a cultura do Cariri, bem como suas belezas naturais.

WhatsApp

(88) 9.9205-4502

Facebook

facebook.com/portalbadalo

Instagram

@portalbadalo

Twitter

@portalbadalo

E-mail

contato@badalo.com.br

Telefone

(88) 2157-0177

© Copyright 2019 – Portal de Notícias Badalo

Desenvolvido Por: DaVinci – Marketing & Tecnologia

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Últimas Notícias
  • Cariri
  • Ceará
  • Esporte
  • Política
  • Policiais

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Todos os Campos são Obrigatórios Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist