quarta-feira, 22 de maio de 2024

Ceará Credi capacitou 36,7 mil empreendedores

Com o Ceará Credi, além do apoio financeiro para abrir ou impulsionar o próprio negócio, os empreendedores também têm acesso à cursos de qualificação profissional inteiramente gratuitos, que já beneficiaram 36.794 empreendedores cearenses, desde o início do Programa, em julho de 2021.

A rota de capacitação desenvolvida pelo Governo do Ceará tem foco nas necessidades dos empreendedores beneficiários pelo programa, com a ideia de ampliar a efetividade do microcrédito, concedendo novos conhecimentos para o investidor e oportunizando o acesso a novos conhecimentos. Ao final, os participantes recebem certificação digital, de acordo com a área escolhida.

Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, para além da expertise de quem já atua no seu próprio negócio, a aplicação de conhecimentos técnicos aumenta as chances de sucesso do empreendimento. “É muito importante que a iniciativa de criação ou ampliação de um negócio passe pela capacitação do empreendedor. Assim como a viabilização do crédito e a assistência técnica, a geração de novos conhecimentos faz parte de um pilar essencial para o sucesso dos empreendimentos, mantendo um ciclo de desenvolvimento e de geração de novas oportunidades de trabalho e renda para a população”, avalia Viana.

Desenvolvida pelos executores do Ceará Credi, em parceria com a Aliança Empreendedora, o programa oferta várias opções aos participantes, sendo o curso Desvendando o Crédito/Aprenda a fazer o Plano de Negócios o único do menu do programa que é obrigatório para os iniciantes. As demais capacitações são opcionais para os empreendedores que já possuem uma atividade produtiva.

Nesse contexto, dentre as capacitações mais demandadas pelos beneficiados do programa estão Desvendando o Crédito/Aprenda a fazer o plano de negócios (27.438), Marketing digital (7.090), Formalização para a mulher empreendedora (2.197), e Como Cuidar do dinheiro do seu negócio (1.216).

“A trilha de capacitação desenvolvida pelo Ceará Credi faz parte de uma estratégia de inclusão produtiva e financeira. Até março deste ano, mais de 38 mil clientes atendidos pelo programa tiveram acesso a cursos gratuitos e de curta duração, que disponibilizam conteúdos voltados para um desenvolvimento sustentável dos negócios. O crédito oportuniza e viabiliza o negócio, a capacitação sustenta e potencializa o seu desenvolvimento”, comenta a diretora de Economia Popular e Solidária da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Silvana Parente, responsável pela operacionalização do Programa Ceará Credi e da trilha de capacitação.

Como participar

Os cursos são destinados exclusivamente para empreendedores cadastrados no Programa Ceará Credi. As inscrições podem ser feitas através do site cearacredi.ce.gov.br.

Outros Posts