quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Ceará assina acordo de cooperação técnica com a Paraíba para fortalecer combate à criminalidade

O governador Elmano de Freitas assinou, na sexta-feira (4), acordo de cooperação técnica entre os governos do Ceará e da Paraíba para fortalecer o combate à criminalidade. O termo estabelece condições de cooperação mútua, com objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico e a ampliação das trocas de informações entre órgãos da Segurança Pública, fortalecendo o trabalho de investigação e inteligência. O gestor da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Samuel Elânio, esteve presente, também, à assinatura do acordo de cooperação técnica, em João Pessoa, na capital paraibana.

Elmano de Freitas destacou o valor do acordo, citando o reforço na segurança de ambos os estados, além de projetar a expansão da parceria para toda a região. “Com a assinatura desse acordo, firmamos uma importante parceria para viabilizar a troca de informações entre as secretarias de segurança do Ceará e da Paraíba. Essa integração é fundamental para tornar mais eficiente o trabalho das forças de segurança. A meta é integrar os sistemas de segurança com todos os estados do Nordeste e utilizar a tecnologia para facilitar a identificação dos infratores”, explicou.

Com a assinatura do acordo, Ceará e Paraíba irão realizar um intercâmbio de dados via webservices disponibilizados nas plataformas em cada estado, possibilitando o cruzamento de dados de forma dinâmica e, desta forma, a geração de alertas diversos entre as partes envolvidas.

O secretário Samuel Elânio afirmou ainda que a utilização da plataforma possibilitará a identificação de suspeitos e veículos em trânsito entre os estados. “É a mesma plataforma. Nela vamos ter acesso a banco de dados, veículos procurados, pessoas procuradas. Então, os procurados serão identificados ao saírem da Paraíba e entrarem no Ceará, abrindo o alerta e possibilitando a prisão no Ceará; ao mesmo tempo que também haverá uma alerta se um suspeito procurado do Ceará ingressar no estado da Paraíba”, detalhou.

O titular da pasta no Ceará comentou também que existem planos para que o sistema seja adotado em todo o Nordeste. “Esse sistema que a Paraíba usa hoje é um sistema criado na SSPDS-CE e está em constante avanço. O estado da Paraíba, vendo a importância do sistema, a capacidade e a inteligência artificial utilizada, adquiriu o mesmo sistema, a mesma plataforma e, consequentemente, vai conseguir fazer essa integração de banco de dados”, comentou Elânio.

Já o governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo, reforçou a importância da assinatura do termo de cooperação. “Estamos fazendo a conexão do nosso sistema com o Ceará, e essa troca de informação é fundamental para elucidação de crimes que possam acontecer. Esse é o primeiro passo para que a gente possa fazer a ligação de todo o Nordeste, garantindo mais segurança aos cidadãos”, declarou.

Outros Posts