Começou oficialmente, neste domingo (15), a maior exposição agropecuária do Ceará, a Expocrato, que segue até o dia 22 de julho no Parque de Exposições do Crato. Durante este período, o Cariri se torna um ponto alvo de pré-candidatos que disputarão as eleições neste ano.
A região conta com expressiva importância eleitoral, visto que, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os três principais municípios da Região Metropolitana do Cariri (RMC) detêm um total de 293.589 eleitores, divididos entre Crato (82.190 mil) , Juazeiro do Norte (168.366 mil) e Barbalha (43.033 mil).
Nesta segunda-feira (16), o ex-secretário de educação do Estado e pré-candidato a deputado federal, Idilvan Alencar, chega na região para cumprir agenda de compromissos com educadores e lideranças políticas, e dentre as atividades agendadas está a participação na Expocrato.
Já para governo do Estado, a disputa conduzida pelos dois candidatos de maior bloco político do Ceará, Camilo Santana (PT) e General Theophilo (PSDB), a agenda tem grande carga simbólica. Além de ser o berço político do atual governador, é em Barbalha que o PSDB mantém hoje sua maior administração no Estado, com o prefeito do município, Argemiro Sampaio.
Eleito em 2016 pela oposição, o tucano chegou ao cargo em disputa com o ex-secretário-adjunto do gabinete do governador e concunhado da Camilo, Fernando Santana (PT). Apadrinhado pelo governador, Santana perdeu a eleição em embate acirrado, por diferença de apenas 178 votos. A expectativa é que a rivalidade entre PT e PSDB na região se repita mais uma vez na eleição deste ano.
Já para a noite desta terça-feira (17), está agendada passagem do pré-candidato do PSDB ao governo, general Theophilo, pela Expocrato. Pretendendo ficar pela cidade até a quarta-feira, ele será acompanhado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB) e diversos pré-candidatos do PSDB, incluindo o empresário Luís Eduardo Girão (Pros), que disputa vaga no Senado Federal.
Theophilo abriu agenda de viagens ao Cariri já neste fim de semana, participando neste domingo de uma cerimônia religiosa em Barbalha. Nesta segunda, ele deverá cumprir agenda em Jucás. Também acompanha o candidato o deputado estadual Capitão Wagner (Pros) e o vice-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PSDB).
Tirando o último fim de semana para folga com a família, o governador Camilo Santana também fará passagem pela Expocrato. A assessoria de imprensa do petista ainda não confirma data exata para a visita, mas é provável que ela ocorra na próxima sexta-feira.
Não se sabe ainda, no entanto, quem deverá acompanhar o governador no evento. O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB), também deve fazer passagem pelo evento.