O presidenciável Ciro Gomes terminou o primeiro dia da caravana “Rumo 12” falando sobre política e gestão do Brasil. O encontro ocorreu na noite dessa quinta-feira, dia 01, na cidade do Crato, após ter passado por Caririaçu e Juazeiro do Norte. Ciro disse que a incursão está melhor do que ele esperava e que encontrar os correligionários tem lhe deixado animado.
Na coletiva com a imprensa do Cariri, Ciro serenou o discurso com relação ao ex-presidente Lula e disse que essa fala sobre troca de farpas entre os dois seria forças externas que querem provocar discórdia. “Trabalhamos juntos a 16 anos e sempre deu certo, tem gente que quer fazer intriga”, disse Ciro. O presidenciável disse ainda que respeita o posicionamento do Lula, sobre o PT querer ter candidato e disse esperar que Lula compreenda que o PDT também tem ideais próprios.
Já sobre a possível aliança com Eunício Oliveira, Ciro afirmou que continua sendo o empecilho, visto que não acredita que hoje haja naturalidade para uma aliança. Mas revelou que foi ele que aconselhou Camilo Santana e Cid Gomes a abrir o diálogo com o senador pela posição de prestígio que ele ocupa. “O Eunício ocupa uma posição importante para o estado do Ceará se isso vai se tornar uma aliança com a anuência do povo, só o tempo vai dizer”, finalizou.
Já o ex-governador do Ceará, Cid Gomes, disse que o início da incursão pelo Cariri se deve pela posição estratégica que a região ocupa, política e geograficamente falando, além do contesto religioso que fez com que a caravana viesse pedir a benção do Padre Cícero como ato inicial dessa caminhada.
Na ocasião, o prefeito de Fortaleza, Roberto Claúdio (PDT), também falou sobre a campanha. “Estou entusiasmado por ver o movimento de pré-campanha (de Ciro) iniciar aqui pelo estado do Ceará, unindo os amigos”, comenta.
A caravana segue nesta sexta-feira, 2, pelos municípios de Barbalha, Missão Velha, Penaforte, Jati, Porteiras e Brejo Santo, onde ainda cumpre agenda na região pelo sábado, 3, e segue sua incursão por outras regiões do Estado, e posteriormente pelo Brasil.