A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgou nesta quarta-feira (1) uma nota do conselho encaminhada ao Ministro da Educação informando a suspensão de bolsas de iniciação à docência, mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir de agosto de 2019.
O documento informa que serão suspensos o pagamento de mais de 93 mil discentes e pesquisadores em todo o país, e cerca de 105 mil bolsistas do programa de Formação de Profissionais da Educação Básica e Iniciação à Docência (Pibid) em diversas universidades do país. Além destes, serão cancelados o pagamento de Bolsas de Residência Pedagógica, mestrados profissionais, programas UAB e bolsas de ação continuada no exterior.
De acordo com a Capes, a justificativa para o cancelamento das bolsas se deu devido o orçamento repassado a instituição para o próximo ano, no qual representa corte significativo do orçamento disposto ao ano de 2018, fixando um patamar inferior ao estabelecido pela Lei de Diretrizes Orçamentárias da União (LDO). Além disso informa que, se caso o pagamento seja mantido, poderá gerar impacto direto para os Programas de Fomento da instituição.