segunda-feira, 15 de julho de 2024

Campanha antirrábica já vacinou mais de 6 mil animais em Barbalha

A Secretaria de Saúde de Barbalha, por meio do Departamento de Endemias, já vacinou mais de 6.200 animais, entre cães e gatos, durante a Campanha de Vacinação Antirrábica. Iniciada no final de julho, a campanha começou com mutirões de vacinação na Zona Rural, onde mais de 3 mil animais foram vacinados. Durante o mês de novembro, a campanha está sendo realizada na Zona Urbana, com pontos de vacinação em diversas localidades. Vale ressaltar que a vacina antirrábica é indicada para cães e gatos, a partir de três meses de idade, sendo recomendada uma dose ao ano.

A professora Georgia Batista aproveitou seu dia de folga e levou sua cadelinha Léa para se vacinar. “Vacinar é uma questão de saúde pública. Saber que a Léa está protegida, minha família estará protegida de doenças que ela poderia ser o agente transmissor”, ressaltou.

De acordo com o Coordenador do Departamento de Endemias, Robertson Pereira dos Santos, a campanha de vacinação seguirá até o próximo dia 20 de dezembro. As equipes do Departamento permanecerão visitando as comunidades rurais e realizando pontos de vacinação na Zona Urbana.

Ainda de acordo com Robertson dos Santos a vacina está disponível para a população na Sede do Departamento de Endemias. “Aqueles barbalhenses que, por algum motivo, não conseguem comparecer nos dias de vacinação, poderão ter acesso ao imunizante na Sede do Departamento de Endemias, localizado na Rua Madre Ilduara, 707, no Alto da Alegria, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. Para ter acesso a vacinação é necessário apresentar um documento oficial com foto e está com uma caixa térmica com gelo”, disse.

Sobre a doença

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus, que provoca a doença, ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma rápida.

A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os animais saudáveis.

Outros Posts