O Teleférico do Caldas, que será instalado em Barbalha, será inaugurado em maio deste ano. Equipamento está em obras desde 2016 e a previsão para conclusão era até então para setembro de 2017. O anúncio foi dado pelo governador do Ceará Camilo Santana (PT), durante transmissão ao vivo, no Facebook, nesta terça-feira (27).
“Já foram colocadas as torres e o cabeamento”, explicou. Ainda está sendo reconstruído um antigo Hotel no local, que recebe também a Estação de Partida, situados na Vila do Caldas, próximo ao conhecido balneário de mesmo nome. “Em maio estaremos inaugurando”, afirmou o governador. Conforme divulgado pelo governo no início da obra, há investido um total R$ 2,4 milhões, dos R$ 14 milhões orçados para o projeto.


O teleférico terá cerca de 150 metros de altura e fará conexão com a Vila ao Mirante do Cruzeiro, ponto mais alto da localidade. Do alto, será possível avistar a bacia do Rio Salamanca, Centro Histórico de Barbalha e boa parte da encosta da Chapada do Araripe. O equipamento terá capacidade para transportar 660 pessoas por hora e velocidade normal de 1,4 m/seg.

