Em transmissão ao vivo em seu perfil no Instagram, o governador Camilo Santana anunciou medidas importantes diante do quadro epidemiológico do Covid-19 no Ceará. Ele anunciou que a Cagece deve aplicar taxa zero nas contas de água para consumidores de baixa renda da Região Metropolitana de Fortaleza, bem como monitoramento aeroportuário, edital de incentivo a cultura em formato digital e novos leitos hospitalares.
Contas de água
A isenção da tarifa de água e esgoto valerá a todas as famílias cearenses de padrão básico e regular (consumo até 10 m3), que pagam tarifa social e popular da Cagece. A medida valerá por 90 dias, de abril a junho. Serão beneficiadas 338 mil famílias. Camilo anunciou também a suspensão da cobrança da tarifa de contingência em Fortaleza e Região Metropolitana dos domicílios de padrão básico e regular da Cagece.
“Para todos os clientes padrão básico, estou isentando da conta de água por 90 dias: abril, maio e junho. Serão 338 mil residências, quase 1,5 milhão de pessoas beneficiadas. Isso é para clientes de padrão básico, que consomem até 10 metros cúbicos de água por mês”, explicou o governador, em transmissão em rede social.
A medida deve valer a partir do dia 1º de abril, e beneficará apenas os habitantes da Grande Fortaleza. Camilo também informou que está estudando adotar medidas com o serviço de energia elétrica Enel, para a população também possa ser beneficiada.
Novos leitos para o coronavírus
O governador também anunciou que a constrição de um novo hospital específico para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus deve ser finalizado nos próximos dias, e que o secretário de Sáude, Dr. Cabeto, está acompanhando para que o equipamento funcione de acordo com normas da Anvisa. Segundo ele, este hospital contará com 230 leitos para diagnosticados com o Covid-19.
Monitoramento em aeroportos
Até o momento, Camilo afirma que apenas o Aeroporto Internacional de Fortaleza deverá adotar medidas da Anvisa para monitoramento de passageiros no terminal. Ele diz que será adotado o monitoramento dos passageiros que desembarcam no aeroporto em voos nacionais e internacionais, com o uso de pistolas térmicas regidas pelo órgão regulamentador nacional.
O Aeroporto de Juazeiro do Norte, no entanto, ainda não dispõe deste material. Algumas companhias aéreas suspenderam ou reduziram rotas diárias para o segundo maior aeroporto em movimentação de passageiros no Estado, mas este ainda deverá receber voos nos próximos dias.
Edital para Cultura
Um edital para o setor da Cultura também deve ser lançado, garante Camilo. Segundo ele, o fomento a cultura e entretenimento é um fato essencial e de primazia para o Estado. Deste modo, deve ser lançado o edital “Cultura Dentro de Casa”, contemplando atrações culturais em formato digital para que apresentações humorísticas, teatrais e culturais possam receber fomento e garantia de remuneração conforme os locais físicos para que estes realizem se trabalho estejam fechados.
Na última semana, um decreto do governo proibiu as atividades comerciais não essenciais e eventos culturais, o que prejudicou a renda de trabalhadores autônomos, artistas e outras categorias.
Produção de insumos
Outro ponto que o gestor estadual reforçou está inserido no contexto da importação de insumos, o que vem sendo um problema que atinge o Ceará em médio prazo até o momento. Segundo ele, a cobrança de materiais essenciais para higiene é o que tem afetado mais esta questão, e que está em contato direto com empresários do setor da indústria cearense para que insumos – a exemplo de máscaras e materiais de assepxia – possam ser fabricados dentro do Estado, diminuindo a demora em renovar os estoques e, consequentemente, os preços dos produtos.