A Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte homenageou, com a Medalha Beata Maria de Araújo, oito mulheres que se destacaram na defesa da causa feminina em suas respectivas áreas. As homenagens ocorreram em sessão solene na tarde desta terça-feira, dia 20, no Palácio Foro Bartolomeu da Costa, sede do legislativo local.
Foram homenageadas Célia Morais – na área da educação, Mirtes Moreira – na comunicação, Maria Izabel Galdino (Mãe Maria) – representando a cultura popular, Beata Maria das Dores – religiosidade, Júlia Amélia da Conceição – A mulher mais idosa de Juazeiro (com 113 anos), Maria Soledade Nascimento – atua em defesa das crianças, Dayse Sampaio – ex-primeira dama de Juazeiro do Norte e Mara Torres representando a política (ex-vereadora e criadora da medalha).
As homenageadas foram escolhidas por uma comissão de mulheres que atuam na Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte. O presidente da mesa diretora da Casa, Ver. Gledson Bezerra, destacou a relevância das atividades desenvolvidas pelas agraciadas em pro da comunidade. “Não há interesses pessoais, não há interesses políticos ou partidários elas fizeram por merecer e é uma honra para esse poder conseguir conceder esse título a essas mulheres”, destaca Gledson.
As homenagens se justificam, além das ações desenvolvidas pelas agraciadas, pelo mês de março quando é celebrado o dia internacional da mulher. Verbalmente, as demais mulheres presentes também receberam felicitações pelo legislativo local, através do presidente da casa.