O município do Crato deve ser pioneiro na implantação do Centro da Valorização da Vida (CVV) na região do Cariri. O tema foi debatido na sessão dessa segunda-feira, 19, na Câmara de Vereadores da cidade, que recebeu especialista no assunto, quando foi aprovado projeto para implantação do equipamento.
A sessão ocorreu com a presença do coordenador do Centro de Valorização da Vida, João Regis Silva, que palestrou sobre os cuidados com a saúde mental e a importância do equipamento para evitar a prática do ato suicida. Ele veio à região do Cariri exclusivamente para trabalha a implantação do equipamento, o que deve ocorrer nos próximos meses com o apoio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Segurança Pública do Município.
O trabalho consiste na implantação de um a linha pelo número 188, onde a pessoas que esteja em situação de risco pode ligar para o CVV e conversar com uma pessoa treinada para desconstruir a ideia de suicídio. O equipamento funcionará junto ao Centro Integrado de Operações e Emergências Municipais do Crato (CIOEM), anexo a Secretaria de Segurança Pública.
A iniciativa tem aprovação do Ministério da Saúde. A Expectativa agora é de credenciar voluntários, treinar a equipe que deve atuar na prevenção ao suicídio em toda a região do Cariri. O trabalho de treinamento de voluntários do CVV é feito junto a pessoas maiores de 18 anos que dispõem de boa vontade para conversar com pessoas em situação de vulnerabilidade e é feito pela própria entidade.