A Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte aprovou emenda à lei orgânica do município e regimento interno, que altera a data para a realização da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio. Por unanimidade, na tarde desta quinta-feira (3), os parlamentares alteraram para o dia 15 de agosto a data para a escolha da chapa que ficará à frente da Casa no ano seguinte.
Conforme emenda ao regimento interno aprovado durante a mesma sessão, a eleição ocorrerá sempre às 19 horas, na sede do legislativo local, e será conduzida pelo presidente em atividade no momento. A votação ocorrerá nominalmente e para concorrer, os interessados terão que fazer parte de uma chapa.
Ainda segundo o regimento interno, os candidatos não poderão concorrer a mais de um cargo ou compor chapas diferentes. Caso a situação se apresente, será levado em consideração o primeiro registro feto pelo parlamentar. As inscrições das chapas terão que ser registradas e até cinco dias antes da eleição, obedecendo ao horário de expediente da Câmara.
As aprovações das emendas põem fim a uma novela que se estabeleceu desde que o vereador Darlan Lobo se apresentou como candidato e solicitou a antecipação da eleição da mesa para o primeiro semestre de 2018. O atual presidente, Ver. Gledson Bezerra questionou e queria a eleição apenas para dezembro. Mas a situação foi resolvida com um consenso estabelecendo essa data que ficou como um meio termo.
Nos bastidores
A intenção de antecipar a eleição por parte de Darlan se deve em muito a um acordo de estabelecido com a maioria dos parlamentares para a sua eleição. Com um acordo e logo em seguida a eleição evitaria as novas conjunturas que poderiam desmanchar a base do parlamentar.
Mesmo aparecendo como único candidato, até o momento, Darlan já recebeu informações de que sua base está sendo assediada para mudar de candidato à presidente da Mesa. Já teve até vereador que saiu correndo pelas ruas de Brasília para fugir de uma reunião que trataria sobre o assunto.