“Tem muito vereador aqui que não tem compromisso com a população, essa é a verdade”. A fala é da vereadora Rita Monteiro (PDT) durante a sessão desta terça-feira (22), em Juazeiro do Norte. A crítica foi disparada para os parlamentares faltosos, quando se debatia uma medida para combater a prática na Casa Legislativa.
A Câmara de Vereadores não pode deliberar se não tiver o quórum mínimo de 11 parlamentares. De acordo com o projeto, quórum para deliberação fica mantido, mas pode abrir sessão com sete parlamentares e dar andamento ao processo legislativo.
A questão já vinha sendo levantada pelo vereador Demontier Agra (PPL) e durante sessões anteriores, mas durante a sessão dessa tarde, os vereadores Jaqueline Gouveia (PRB) e Gledson Bezerra (PTB) apresentaram projeto que reduz o número mínimo dos parlamentares para que seja aberta a sessão, facilitando o início dos trabalhos. O corte do ponto também é uma perspectiva para os parlamentares que insistirem em
O vereador Demontier havia sugerido a realização de sessões sempre no dia seguinte ao da sessão que não for realizada por falta de quórum. Alguns vereadores questionaram a medida e consideram penalização de quem esteve na sessão no dia anterior. Para Demontier, vereador não tem que se esquivar de trabalho. “vereador em Juazeiro já ganha bem demais. Tem é que trabalhar mesmo”, disse.
Com os dois projetos no mesmo sentido, a sugestão é que um seja base e o outro possa servir de emenda par equalizar as ideias.